Vínculos entre o ensino de Arte e a linguagem audiovisual na cultura digital
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.518Palavras-chave:
Audiovisual, Ensino de Arte, Cultura digitalResumo
As ideias expostas no presente texto evidenciam a cultura digital e seu impacto causado através da linguagem audiovisual na sociedade contemporânea. Por intermédio de algumas reflexões levantadas nesse sentido, pretende-se estabelecer conexões entre o fluxo videográfico na contemporaneidade e o ensino de Arte. O objetivo a partir daí consiste em estimular o desenvolvimento de ações pedagógicas contextualizadas no âmbito da Arte que explorem a prática audiovisual. Para tanto, ao final do artigo será descrita, ainda que brevemente, uma possibilidade de explorar o vídeo experimental através de oficinas.Referências
ALMEIDA, C. Z. As relações arte/tecnologia no ensino da arte. In: PILLAR, A. D. (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006. p. 71-84.
ALVES, Marcia Nogueira. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. Curitiba: Ibpex, 2008.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 6. ed. São Paulo:Editora Sulina, 2013.
______. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN. Sergio (Orgs.). Cultura digital.br. São Paulo: Azougue Editorial, 2009. p. 134-149.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós cinemas. 6. ed. Campinas: Papirus: 2011.
MARTINS, R; SÉRVIO, P. P. Distendendo relações entre imagens, mídia, espetáculo e educação para pensar a cultura visual. In: MARTINS, R; TOURINHO, I. (Orgs.). Culturas das imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2012. p. 255-282.
MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.