O QUE ESTAMOS FAZENDO?
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM ATOR-VIDEOMAKER DURANTE/EM ISOLAMENTO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1193Palavras-chave:
Processo Criativo, criação em ciclos, ator-videomaker, teatro em pandemiaResumo
O período de isolamento social, devido a pandemia mundial de Covid-19, exigiu dos artistas da cena a investigação de novos procedimentos de criação que possibilitassem a continuidade de seus trabalhos. Neste texto, pesquisadores do xxxx (XXXX) expõem reflexões acerca do trabalho “O Que Estamos Fazendo?” - processo criativo desenvolvimento em ambiente domiciliar mediante um estrito diálogo com recursos audiovisuais. Expõe-se o modo como o grupo explorou a abordagem de criação em ciclos - Cycles Repère - desenvolvida por Jacques Lessard, e as Tarefas ou Scores, proposta de trabalho de Anna Halprin. A partir de análise e exposição dos materiais desenvolvidos por um dos atores do trabalho, chega-se à figura do ator-videomaker resultante das funções desempenhadas pelo ator ao longo da criação, bem como dos processos de hibridização entre teatro e tecnologias audiovisuais.
Referências
BARONE, Luciana. Processo colaborativo: origens, procedimentos e confluências interamericanas. In: CERQUEDA, S. B.; SOUZA, L. S.; RAMOS, A. N.; SANTOS, E. 20 anos de interfaces Brasil-Canadá. Salvador: EDUFBA: ABECAN, 2011. Disponível em: <http://www.anaisabecan2011.ufba.br/Arquivos/Barone-Luciana.pdf>. Acesso em 28 mar., 2021.
BARRAZA ELESPURU, Ernesto. Un teatro para la pandemia: alternativas para la creación escénica en tiempos del nuevo coronavirus en el Perú, a propósito del proyecto virtual «Sin filtro» del Teatro Británico. Desde el Sur, Lima, v. 12, n. 1, p. 263-284, 2020. Disponível em: https://revistas.cientifica.edu.pe/index.php/desdeelsur/article/view/647/669. Acesso em: 04 de ago., 2021 DOI: https://doi.org/10.21142/DES-1201-2020-0016
CODEVILLA, Fernando Franco. Video+Performance: Processos com o audiovisual em tempo real. 2011. Dissertação de mestrado. Artes Visuais. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/5203> Acesso em: 27 de jul., 2021.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.
COLATINO, Talles. Encenações das possibilidades: teatro, imaginário e isolamento. Estudos universitários: revista de cultura, Recife, v. 37, n. 1/2, p. 216-224, dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/249137/0> Acesso em: 27 de jul., 2021. DOI: https://doi.org/10.51359/2675-7354.2020.249137
CONDE, Rafael. O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019. DOI: https://doi.org/10.7476/9786558580126
RACCA, Gustavo B. O quadro, o corpo e o espaço no cinema. Paranoá, [S. l.], n. 24, p. 10–21, 2020. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.03. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/29384. Acesso em: 2 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.03
RIBEIRO, Francisco Taunay Costa. Vjing: A Comunicação das Imagens e a Interação Homem-Imagem. 2007. Dissertação de mestrado. Comunicação Social. PUC-Rio. Rio de Janeiro. 2007. Disponível em: <https://www.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0510415_07_pretextual.pdf>. Acesso em: 24 de fev., 2022.
WORTH, Libby; POYNOR, Helen. Anna Halprin. London & New York: Routledge. 2004. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203307922
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 MARCIA BERSELLI, Diego de Medeiros Pereira, Diordinis Baierle dos Santos, Sidnei Mauro de Melo Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.