AFETOS ENTRE ATUAÇÃO E ENSINO
olhar para Um Ator e uma performer em Palmas
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1140Palavras-chave:
Ensino de Teatro, pesquisa-docência-criação, teoria dos afetos, crítica de teatroResumo
O texto apresenta uma reflexão em chave situada sobre a experiência de recepção da autora da aula-espetáculo Um Ator, do ator-professor Marcial de Asevedo. Criando campo para a contaminação entre Teoria dos Afetos, cena contemporânea e suas pedagogias, apresenta a análise dessa experiência, numa investigação entrecruzada pelo processo formativo da autora e do personagem, que compartilharam a escola de formação em interpretação teatral e, hoje, são colegas de trabalho em um curso de licenciatura em teatro. Tomando características da peça, tais como o gesto de importar-se e o dualismo entre razão e emoção, o texto conclui pela necessidade de elaboração de formas de pesquisa-docência-criação que se construam como força de oposição a abordagens dualistas residuais da razão moderna.
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