A PRÁTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Juliana Maria Ebert Muller UFPel
  • Marinês da Silva UFPEL
  • Ana Paula Batista Araujo UFPel

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1060

Palavras-chave:

Arte. Educação Infantil. Pandemia.

Resumo

Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a prática da arte na educação infantil e no desenvolvimento da criança em tempos pandêmicos. Aborda a problemática do distanciamento entre o professor e o aluno durante a pandemia, buscando identificar as dificuldades e ressignificar as práticas escolares. Este trabalho apresenta um produto de pesquisa realizado com profissionais da educação infantil e em artes, que articulam sua prática pedagógica. Como análise decorrente do processo de pesquisa percebeu-se que o uso das tecnologias se tornou imprescindível para minimizar a distância entre escola e alunos em isolamento social e que neste processo de transformação evidencia-se que o ato de ensinar as Artes é uma atividade relacional indispensável à convivência, comunicação e cooperação. O uso das tecnologias se tornou imprescindível para minimizar a distância entre escola e alunos que estavam vivendo o isolamento social.

 

Biografia do Autor

Juliana Maria Ebert Muller, UFPel

Graduação em Pedagogia - ULBRA

Pós graduação em Mídias na Educação UFPEL

Pós graduação em Artes na Educação UFPEL

Especialização em Designer Grafic - SCUOLA ETTORE RUOLLI - Roma / Itália

Marinês da Silva, UFPEL

Formada em Pedagogia pela Universidade Ulbra

Pós Graduada em Ludopedagia pela Universidade Faveni

Pós Graduação e especialista em Artes pela  (UFPel)

Técnica em Multimeios Didáticos pelo IFSul

Ana Paula Batista Araujo, UFPel

Prof. Ana Paula Batista Araujo

Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel)

Esp. em Linguagens Verbais, Visuais e suas Tecnologias (IFSul)

Lic. Artes Visuais- Hab. Desenho e Computação Gráfica (UFPel)

Doutoranda Programa de Pós Graduação em Educação e Tecnologia (IFSul)

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade

Referências

REFERÊNCIAS

BARBIERI, Stela. Interações: Onde está a arte na infância? - coleção InterAções. São Paulo: Blucher, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura Departamento de Ensino Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC / Secretaria de Educação Fundamental, 1998. 3v.

CASTORINA, José António et al. Piaget, Vygotsky: novas contribuições para o debate. 5.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MALAGUZZI, Loris. Esperienze Per Una Nuova Scuola Dell'infanzia . Editori Riuniti, 1971.

SANTOS, Victor. Ensino remoto: como potencializar suas aulas com o Google Forms, Jul. 2020. Disponível em:

VECCHI, V.,. Arte e criatividade em Reggio Emilia: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. 1st ed. São Paulo: Phorte Editora, 2017.

VIANNA, Heraldo M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília. Liber Livro Editora, 2007

VIGOTSKY , L. V A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

27.06.2023

Como Citar

Ebert Muller, J. M., da Silva, M. ., & Batista Araujo, A. P. . (2023). A PRÁTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Da FUNDARTE, 55(55). https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1060

Artigos Semelhantes

<< < 40 41 42 43 44 45 46 47 48 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.