O QUE EU VI(VI) NO IMAGINÁRIO
Palavras-chave:
Relato de Experiência, Imaginário Docente, Doutoramento em Educação.Resumo
O processo de doutoramento em educação, na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, proporciona possibilidades à Formação Docente. É diante dos desafios proposto e trilhados junto ao Seminário Avançado: “O lugar do Imaginário na Formação Docente”, que emerge a escrita desse Relato de Experiência. Nesse sentido, o texto trata sobre as reflexões emergidas, diante de minhas inquietações enquanto estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação – Doutorado, da UFSM, acerca do Imaginário, cujo conceito insurge diante de diferentes perspectivas (BARBIER, 1994; KUREK, 2009). Contudo, foi possível compreender que antes, meu imaginário relacionava-se ao “Era uma vez”, para que assim a história seguisse. Agora o meu imaginário está para além de ser criativo com o trilhar, elaborar e imaginar cenas através de histórias que leio e escuto, pois o que Eu Vi(Vi) no Imaginário foram, são e serão, “coisas” e “diferenças” para Aprender e para Viver possibilidades docentes em música.
Referências
BARBIER, René. Sobre Imaginário. Tradução: Márcia Lippincott Ferreira da Costa, Tradução: Vera de Paula. Em Aberto. v. 14 n. 61 (1994): Educação e imaginário social: revendo a escola. Brasília: INEP, 1994. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/issue/view/202>. Acesso em: 20 de set. de 2021.
KUREK, Deonir L. Essas Coisas do Imaginário. In: PERES, Lúcia Maria Vaz; EGGERT, Edla; KUREK, Deonir L. Essas coisas do imaginário – diferentes abordagens sobre narrativas (auto)formadoras. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liber Livro, 2009.
MIORANDO, Tania Micheline. Ir ao Cinema: a Formação Inicial de Professores e o instituinte ético-estético em Educação nos Processos Formativos Docentes. 2018. 150p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16244>. Acesso em: 20 de set. de 2021.
NARVAES, Andréa Becker. A relação professor-aluno: entre imaginários, identificações e negociações. Tese (Doutorado em Educação). PPGE UFSM, Santa Maria, 2012. Disponível em: < https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3475?show=full>. Acesso em: 20 de set. de 2021.
OLIVEIRA, Leandro Roque de; ZAYAS, Lisa-Kainde Diaz; MOREIRA, Vinícius Leonard. Libre. In: EMICIDA; IBEYI. Amarelo, 2019.
PROGRAMA DE DISCIPLINA. Seminário Avançado: o lugar do imaginário na formação docente. Universidade Federal de Santa Maria. Programa de pós-graduação em educação – mestrado e doutorado. [s.n.], 2020.