FOTOCOSTURAFETIVA: TECENDO DIÁLOGOS ENTRE O COTIDIANO E A CRIAÇÃO ARTÍSTICA EM UM MAPEAMENTO POÉTICO AFETIVO.

Autores

  • Kathleen Oliveira de Avila Casa Tombada - SP

Palavras-chave:

fotocosturafetiva, cotidiano, mapeamento poético afetivo.

Resumo

Este artigo visa apresentar um recorte da dissertação “Fotocosturafetiva: Tramando encontros com a memória e o processo de criação, tecendo diálogos com o cotidiano e a arte contemporânea”, realizada na linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Artes Visuais – PPGAVI na Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Assim, discorreremos, por meio de um percurso poético e narrativo, sobre as questões acerca do que constitui a fotocosturafetiva; apresentaremos a série esteLar, contextualizando com o caráter processual da pesquisa e com fatores cotidianos. Na sequência, teceremos um diálogo com a série rever: retratos ressignificados da artista Rochelle Zandavalli. Katia Canton é uma das nossas referências para pensar as narrativas enviesadas, a partir do campo da fotografia na interação com a costura poética e a dimensão de afetividade.

Biografia do Autor

Kathleen Oliveira de Avila, Casa Tombada - SP

Recentemente aprovada (2021/2) no curso de pós-graduação Lato-sensu Caminhada como Método para a Arte e a Educação (A Casa Tombada). Mestra em Artes Visuais na Linha de Pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano (PPGAVI/ UFPel), sob orientação do Profº. Drº. Cláudio Tarouco de Azevedo. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com período de mobilidade acadêmica na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Portugal. Integrante do Grupo de Pesquisa ARTƎECOS: núcleo de estudos e práticas artísticas ecosóficas (UFPel/FURG/CNPq).

Referências

CANTON, Katia. Narrativas Enviesadas. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2009.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. 4. ed. – Porto Alegre, RS: Zouk, 2010.

GUATTARI Félix; RONILK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 10. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulinas, 2012.

TONELI, Maria Juracy Filgueiras; ADRIÃO, Karla Galvão; CABRAL, Arthur Grimm. Tatear. In: FONSECA, Tânia Mara Galli; NASCIMENTO, Maria Lívia do; MARASCHIN, Cleci (orgs.). Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. 1930. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.

ZANDAVALLI, Rochele. Rever: retratos ressignificados. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/66660>. Acesso em: 09 jun. 2019.

Downloads

Publicado

25/11/2021

Como Citar

de Avila, K. O. (2021). FOTOCOSTURAFETIVA: TECENDO DIÁLOGOS ENTRE O COTIDIANO E A CRIAÇÃO ARTÍSTICA EM UM MAPEAMENTO POÉTICO AFETIVO. Seminário Nacional De Arte E Educação, 27(27), 980. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/980

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA CONCLUÍDA