Mapas sensíveis educacionais: enunciado produtor de sentidos

Autores

  • Rosangela Silveira Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Margarete Axt Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Mapa sensível, formação de professores, tecnologias.

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar as potencialidades e os limites do uso do GIMP (GNU Image Manipulation Program) - software livre de código aberto que possibilita criação e/ou manipulação de imagens e a produção de mapas sensíveis - na produção de material didático. Assim como refletir sobre de que forma os mapas produzidos, enquanto enunciados discursivos, vão constituindo sentidos num percurso de leitura hiperlincado. Durante seu desenvolvimento apresenta um breve tutorial da criação de mapas sensíveis de forma a ilustrar as possiblidades de uso da ferramenta utilizada em formação de professores realizada nos anos de 2013 e 2014, bem como defende a necessidade a qualificação do docente para atuar em um cenário que cada vez mais faz uso de recursos tecnológicos como instrumento de apoio ao ensino no contexto da nova cultura de aprendizagem.

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Como Citar

Garcia, R. S., & Axt, M. (2014). Mapas sensíveis educacionais: enunciado produtor de sentidos. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 500–508. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/237

Edição

Seção

Eixo Temático 7 - Tecnologias e novos conhecimentos (Pesquisa em Andamento)

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