“TÁ LIGADO”: PRECISO ESTAR ESTANDO NO LUGAR QUE AGORA ESTOU E NÃO ESTAVA
Palavras-chave:
Relato de Experiência, Intertextualidade, Emicida.Resumo
O texto apresenta um Relato de Experiência junto as aulas do Seminário Avançado: “O lugar do Imaginário na Formação Docente”, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação – Doutorado, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, na interlocução com o documentário “AmarElo – É Tudo Pra Ontem”, do rapper Emicida. Nesse sentido, ao me sentir provocado por leituras, pela visualidade ao apreciar o referido documentário e pela escuta do álbum musical “AmarElo” do rapper Emicida, me utilizei do recurso linguístico da intertextualidade, para expressar aquilo que me passa, a partir do conceito de Experiência, proposto por Larrosa (2002; 2011). Trata-se sobre a diversidade; sobre sermos iguais; sobre sermos diferentes; sobre conexões com o Amar. É sobre isso e tudo mais o que pudermos imaginar, que me coloco às provocações dessa escrita que te convida às suas percepções sobre ela.
Referências
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos dos textos. 3ª Ed. São Paulo: Contexto, 2017.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898>. Acesso em: 20 set. de 2021.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n° 19, jan./ abri., 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 20 set. de 2021.
PROGRAMA DE DISCIPLINA. Seminário Avançado: o lugar do imaginário na formação docente. Universidade Federal de Santa Maria. Programa de pós-graduação em educação – mestrado e doutorado. [s.n.], 2020.
SOLIGO, Rosaura Angélica; NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço. A experiência de escrita como espaço-tempo de formação. In: MONTEIRO, Filomena de Arruda; NACARATO, Adair Mendes; FONTOURA, Helena Amaral da. (Org.). Narrativas docentes, memorias e formação. Curitiba: CRV, 2016. Disponível em: <https://rosaurasoligositeoficial.files.wordpress.com/2017>. Acesso em: 20 set. de 2021.