COMPOSSÍVEIS: QUANDO O AMBIENTE VIRA CORPO

Autores

  • Tatiana Cardoso da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Teatro, ecologia, vídeo-performance

Resumo

Este trabalho apresenta o projeto “Compossíveis: quando o ambiente vira corpo”, atividade de pesquisa que se inicia em agosto de 2021 na UERGS de Montenegro, no seio da Graduação em Teatro: Licenciatura. Nele, se inicia uma investigação teórico-prática em teatro cujo objetivo é o de estabelecer um convite ao coletivo para a conscientização sobre a necessidade urgente de contribuirmos para a regeneração do planeta. A partir de um percurso por estudos teóricos e experimentações junto à natureza, o projeto Compossíveis nos convoca a imaginar: o que surge da mistura entre o humano e outro ser vivo? Realizando o gesto da metamorfose, nos convida a nos tornarmos partícipes de Gaia de forma poética.  Amparada por estudos do campo da filosofia e do fazer teatral, sobretudo por autores como Emanuele Coccia, Davi Kopenawa e Jerzy Grotowski, esta investigação de caráter interdisciplinar dará forma a mundos possíveis a partir da criação de vídeo-performances que serão levadas a público e que proporão, por via da expressão artística, debates sobre como tem se estabelecido nossa relação com Gaia, a Terra-mãe.

Biografia do Autor

Tatiana Cardoso da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Tatiana Cardoso da Silva é professora, pesquisadora, atriz e diretora. É Doutora e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora adjunta no curso Graduação em Teatro: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Trabalha como atriz no grupo internacional Vindenes Bro (Dinamarca). Coordena o grupo de pesquisa GESTA (Grupo de pesquisa em Teatro e Educação da UERGS). É integrante da Rede Internacional de Estudos da Presença (UFRGS).

Referências

COCCIA, Emanuele. Metamorfoses. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2020.

DANOWSKI, Déborah; CASTRO, Eduardo Viveiros de. Há um mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Florianópolis: Desterro – Cultura e Barbárie, 2014.

GROTOWSKI, Jerzy. Performer. Revista Performatus, Inhumas, ano 3, n. 14, jul. 2015.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LAPOUJADE, David. As existências mínimas. São Paulo: N-1 Edições, 2017.

LOVELOCK, James. Gaia: um novo olhar sobre a vida na Terra. Lisboa: Edições 70, 2020.

NIETZSCHE. Friedrich. A Gaia Ciência. 3. Ed. – São Paulo: Editora Escala, 2006.

PELBART, Peter Pál. Biopolítica. Sala Preta, v. 7, p. 57-66, 28 nov. 2007.

Downloads

Publicado

25/11/2021

Como Citar

da Silva, T. C. (2021). COMPOSSÍVEIS: QUANDO O AMBIENTE VIRA CORPO. Seminário Nacional De Arte E Educação, 27(27), 986. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/986

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PROJETO DE PESQUISA