TRILHAS FORMATIVAS EM ARTES INTEGRADAS: UMA FORMAÇÃO-AÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Bruno Felix da Costa Almeida FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE) | Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Sandra Mara Rhoden FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE

Palavras-chave:

Formação Continuada em Artes, Educação Básica, Pesquisa-ação.

Resumo

O texto apresenta alguns resultados da proposição de Formação Continuada em Artes Integradas, diante do desafio lançado aos acadêmicos da disciplina “Pesquisa e Educação Básica”, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, orientada pelo seguinte questionamento: Como propor uma Formação Continuada com professores da Educação Básica? Nesse sentido, o objetivo consistiu em implementar e refletir sobre uma proposta de formação com professores, diferente de uma proposição destinada para professores. Para tanto, fez-se uso da pesquisa-ação (TRIP, 2005), enquanto método investigativo. Contudo, a proposta de formação-ação resultou na realização de quinze Trilhas e três Percursos Formativos, com um total de 30 horas de duração. Por fim, os professores foram instigados a escrevem “Cartas Pedagógicas”, relacionando as suas percepções sobre todas as Trilhas das quais participaram.

Biografia do Autor

Bruno Felix da Costa Almeida, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE) | Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), junto à Linha de Pesquisa Educação e Artes e ao Grupo de Pesquisa FAPEM – Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Bolsista PROSUC/CAPES – Modalidade II, atuando junto à Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação e ao Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem. Mestre em Educação, Especialista em Educação Musical e Licenciado em Música, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Especialista Ensino de Arte, pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Bacharel em Música – Habilitação em Piano, pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Formado em Piano, pela Escola Municipal de Música – Departamento do Theatro Municipal de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisas nos campos da Educação e da Educação Musical; é Professor Adjunto – Área de Música, da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE e membro do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE.

Sandra Mara Rhoden, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE

Mestra em Educação pelo PPGEDU – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Licenciada em Música, com ênfase em Piano, e em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Tem experiência na área das Artes, com ênfase em Educação Musical e Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: musicalização infantil, educação infantil, iniciação às artes, pedagogia do piano e formação de professores. Desde 2013 é coordenadora do Polo FUNDARTE Arte na Escola. É professora de Música na Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE e membro do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE.

Referências

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Almeida, B. F. da C., & Rhoden, S. M. (2021). TRILHAS FORMATIVAS EM ARTES INTEGRADAS: UMA FORMAÇÃO-AÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 988. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/988

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA CONCLUÍDA

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