GATILHOS CORPÓREOS PARA EXPLOSÕES PERFORMATIVAS

Autores

  • Fernanda Gabriell UERGS
  • Tatiana Cardoso da Silva UERGS

Palavras-chave:

gatilho emocional. Impulso. Dramaturgia de ações.

Resumo

A partir de ponderações sobre o que se pode esperar da morte e da vontade de exercitar a criação teatral centrada na corporeidade, desenvolve-se este projeto de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso, dentro da Graduação em Teatro: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O objetivo é identificar gatilhos emocionais no corpo da atriz e de outras referências artísticas e experimentá-los como impulsos a reações corpóreas que serão, posteriormente, codificadas e transformadas em repertório para a criação e estudo das ações físicas e sua dramaturgia. A metodologia é baseada pela prática, a partir de coleta de materiais, observação, experimentação, criação e produção da cena, paralela à reflexão e escrita monográfica que se dá na triangulação entre prática, teoria e diários de bordo da aluna. Algumas noções como impulso, partitura de movimentos e dramaturgia de ações são estudadas. O principal referencial teórico vem de Jerzy Grotowski, Eugenio Barba e Antonin Artaud. Temas como a morte, o patriarcado e as relações de amor são experimentados a partir da obra dramatúrgica Como Se Fosse Esta Noite (Gracia Morales). Observa-se que as reações impulsionadas por gatilhos podem ser trabalhadas de forma mais consciente, explorando caminhos mais desapegados das emoções originadas por eles. Espera-se que seja possível identificar maneiras mais conscientes de entender os processos de impulso e composição das ações físicas, bem como compreender se é possível que através da arte é possível ressignificar reações geradas por gatilhos emocionais.

Biografia do Autor

Fernanda Gabriell, UERGS

Graduanda em Teatro: Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Tatiana Cardoso da Silva, UERGS

Professora adjunta do curso Graduação em Teatro: Licenciatura da UERGS. Diretora, atriz e pesquisadora. Atriz integrante do grupo internacional Vindenes Bro. Integrante da Rede Internacional de Estudos da Presença (UFRGS). Líder do GESTA: Grupo de Pesquisa em Teatro e Educação (CNPq).

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2006.

BONFITTO, Matteo. O ator-compositor: as ações físicas como eixo – de Stanislavski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002.

EKMAN, Paul. A linguagem das emoções. São Paulo: Lua de Papel, 2011.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Editora Elefante, 2011.

KANE, Sarah. Psicose 4:48. Methuen: Bloomsbury Methuen Drama, 2000.

RAYPOLE, Crystal. What It Really Means To Be Triggered. In: Healthline, revisado medicamente por LEGG, Timothy J., PhD. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/triggered>. Publicado em: 25 abril de 2019. Acesso em: 07 maio de 2023.

SOBRAL, Cristiane. Oficina de Escrita Dramatúrgica: Escritos Cênicos Multidimensionais para o Teatro. Distrito Federal: SESC Dramaturgias, modo on-line. Realizada em abr. 2021.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Gabriell, F. ., & Cardoso da Silva, T. (2023). GATILHOS CORPÓREOS PARA EXPLOSÕES PERFORMATIVAS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 28(28), 1–7. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1318

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.