UMA ABORDAGEM DECOLONIAL NAS ARTES VISUAIS: ARTISTAS LATINAS NA SALA DE AULA

Autores

  • Barbara Mariah Retzlaff Bublitz Sem afiliação
  • Jacinta Griebeler UERGS

Palavras-chave:

Decolonialidade. Artes visuais. Ensino.

Resumo

O presente texto compartilha e busca estimular a experimentação de metodologias decoloniais no ensino das artes visuais na educação básica. A partir do encontro de uma professora de arte pesquisadora com o projeto História da (P)arte, dedicado a levantar material em língua portuguesa sobre as artistas visuais da América Latina, descreve-se aqui uma proposta pedagógica para a inclusão de mulheres latinas no âmbito educativo, objetivando tensionar coletivamente os desafios oriundos do processo.

Referências

ACHINTE, Adolfo Albán. Artistas indígenas y afrocolombianas: Entre las memorias y cosmovisiones estéticas de la resistencia, In: MIGNOLO, W.; PALERMO, Z. Arte y estética en la encrucijada descolonial. Ediciones del Signo, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

SIMÕES, Alessandra. A virada decolonial na arte brasileira. São Paulo: Editora Mireveja, 2022.

WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Retzlaff Bublitz, B. M., & Griebeler, J. (2023). UMA ABORDAGEM DECOLONIAL NAS ARTES VISUAIS: ARTISTAS LATINAS NA SALA DE AULA. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 28(28), 1–10. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1275

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)