O QUE EU VI(VI) NO IMAGINÁRIO

Autores

  • Bruno Felix da Costa Almeida FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE) | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Relato de Experiência, Imaginário Docente, Doutoramento em Educação.

Resumo

O processo de doutoramento em educação, na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, proporciona possibilidades à Formação Docente. É diante dos desafios proposto e trilhados junto ao Seminário Avançado: “O lugar do Imaginário na Formação Docente”, que emerge a escrita desse Relato de Experiência. Nesse sentido, o texto trata sobre as reflexões emergidas, diante de minhas inquietações enquanto estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação – Doutorado, da UFSM, acerca do Imaginário, cujo conceito insurge diante de diferentes perspectivas (BARBIER, 1994; KUREK, 2009). Contudo, foi possível compreender que antes, meu imaginário relacionava-se ao “Era uma vez”, para que assim a história seguisse. Agora o meu imaginário está para além de ser criativo com o trilhar, elaborar e imaginar cenas através de histórias que leio e escuto, pois o que Eu Vi(Vi) no Imaginário foram, são e serão, “coisas” e “diferenças” para Aprender e para Viver possibilidades docentes em música.

Biografia do Autor

Bruno Felix da Costa Almeida, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE) | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), junto à Linha de Pesquisa Educação e Artes e ao Grupo de Pesquisa FAPEM – Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Bolsista PROSUC/CAPES – Modalidade II, atuando junto à Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação e ao Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem. Mestre em Educação, Especialista em Educação Musical e Licenciado em Música, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Especialista Ensino de Arte, pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Bacharel em Música – Habilitação em Piano, pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Formado em Piano, pela Escola Municipal de Música – Departamento do Theatro Municipal de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisas nos campos da Educação e da Educação Musical; é Professor Adjunto – Área de Música, da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE e membro do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE.

Referências

BARBIER, René. Sobre Imaginário. Tradução: Márcia Lippincott Ferreira da Costa, Tradução: Vera de Paula. Em Aberto. v. 14 n. 61 (1994): Educação e imaginário social: revendo a escola. Brasília: INEP, 1994. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/issue/view/202>. Acesso em: 20 de set. de 2021.

KUREK, Deonir L. Essas Coisas do Imaginário. In: PERES, Lúcia Maria Vaz; EGGERT, Edla; KUREK, Deonir L. Essas coisas do imaginário – diferentes abordagens sobre narrativas (auto)formadoras. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liber Livro, 2009.

MIORANDO, Tania Micheline. Ir ao Cinema: a Formação Inicial de Professores e o instituinte ético-estético em Educação nos Processos Formativos Docentes. 2018. 150p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16244>. Acesso em: 20 de set. de 2021.

NARVAES, Andréa Becker. A relação professor-aluno: entre imaginários, identificações e negociações. Tese (Doutorado em Educação). PPGE UFSM, Santa Maria, 2012. Disponível em: < https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3475?show=full>. Acesso em: 20 de set. de 2021.

OLIVEIRA, Leandro Roque de; ZAYAS, Lisa-Kainde Diaz; MOREIRA, Vinícius Leonard. Libre. In: EMICIDA; IBEYI. Amarelo, 2019.

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Seminário Avançado: o lugar do imaginário na formação docente. Universidade Federal de Santa Maria. Programa de pós-graduação em educação – mestrado e doutorado. [s.n.], 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Almeida, B. F. da C. (2021). O QUE EU VI(VI) NO IMAGINÁRIO. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 992. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/992

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.