OFICINA DE MATERIAIS SONOROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Autores

  • Sra Djeniffer Heinzmann Chassot Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Sra Alessandra de Mello Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Sra Crtistina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação Musical, Material didático, Confecção de instrumentos musicais.

Resumo

Este é um relato de experiência do projeto de extensão “Oficina de Materiais Sonoros”. Integrou as ações do Programa “Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços”, registrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), sob o ID 352107. Teve como sua principal fonte de conteúdo, vídeos publicados no canal do Youtube Educação Musical Diferentes tempos e Espaços. Resultou em um conjunto de 15 vídeos, os quais foram elaborados pela equipe organizadora, coordenação e demais estudantes do Curso de Graduação em Música: Licenciatura da Uergs. Teve como centralidade a oferta de explicações sobre a confecção de instrumentos musicais, levando em conta conteúdos musicais e pedagógico-musicais. Estes materiais, disponibilizados virtualmente em plataformas da Internet, foram relacionados aos demais projetos, subsidiando as ações dos mesmos, bem como potencializando o trabalho pedagógico dos professores participantes do programa. O acesso foi inteiramente gratuito a todo o material elaborado durante o projeto. Este relato de experiência, portanto, objetiva compartilhar as experiências vividas, bem como explanar sobre como aconteceu a elaboração, o desenvolvimento e a aplicação do projeto.

Biografia do Autor

Sra Djeniffer Heinzmann Chassot, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Formada pelo Curso Normal (Magistério); Graduanda em Música: Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Bolsista do programa de extensão Educação Musical: Música, Educação e Entrelaçamentos. Integrante do grupo de pesquisa Educação Musical Diferentes Tempos e Espaços - UERGS. Atualmente atua como professora particular de musicalização infantil, piano, teclado, ukulele e violão.

Sra Alessandra de Mello, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduanda em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Bolsista de Extensão do Programa: "A Arte de Ler: um Programa de Incentivo à Apreciação Literária e Musical". Estudante no grupo de pesquisa: "Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços", da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Realizou curso de Filosofia Suzuki pelo Centro Suzuki de Porto Alegre Educação Musical desde Bebê. Realizou curso de Práticas Pedagógicas para violino e viola pelo Método Suzuki. Instrumento Musical Primário: Violino. Instrumento Musical Secundário: Flauta Doce Professora de Violino na escola privada: Casa da Música, na cidade de Taquari-RS.

Sra Crtistina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Informática na Educação - Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Montenegro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado Profissional, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Coordenadora da Linha 2 ? Artes em Contextos Educacionais do PPGED-MP/Uergs. Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em Música, Artes e Literatura, pelo CNPq, FAPERGS e UERGS. Líder dos Grupos de Pesquisa ?Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços? (Grupem) e ?Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação? (ArtCIEd), registrados no CNPq e certificados pela UERGS. Diretora Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical. Membro do Comitê Assessor de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Integrante da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Prof.ª Dr.ª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar como cantigas de ninar. Em 2010 recebeu o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), um reconhecimento às ações em música, desenvolvidas nas escolas de Porto Alegre, potencializando o COEP, na luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu, em 2011, a Medalha Dante de Laytano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais populares no Rio Grande do Sul. Em 2013, recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra nas pesquisas em Folclore e Educação Musical. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros ?Folclore e Música Folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam?, ?A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica?, ?A Música na Região de Montenegro?, ?Cantigas de Ninar?, ?Terço Cantado: uma religiosidade popular na Região de Montenegro?, ?Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra?, além de artigos em periódicos científicos de Música, Educação, Educação Musical, Educação e Cultura Popular. No campo artístico atuou como violinista, na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho, e foi regente do Coral do Colégio Sévigné, ambos em Porto Alegre. Em Montenegro foi regente do ?Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis? e do ?Coral da Fundarte?. Na cidade de Gravataí foi regente dos ?Coros Infantil e Adulto?. É verbete no Dicionário de Mulheres, da autoria de Hilda Agnes Hubner Flores.

Referências

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, Porto Alegre, V.11, n. 16/17, abr./nov., p.50-73, 2000.

SWANWICK, Keith. Music, mind and education. London: Routledge, 2000.

SWANWICK, Keith. Teaching music musically. London: Routledge, 2011.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Heinzmann Chassot, S. D., de Mello, S. A., & Rolim Wolffenbüttel, S. C. (2021). OFICINA DE MATERIAIS SONOROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 972. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/972

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.