CORPO SUTIL E INTUIÇÃO
PRÁTICAS EXPANDIDAS NO ENSINO DO MOVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1669Palavras-chave:
Ensino do Movimento, Intuição, Corpo Sutil, Arte, EducaçãoResumo
O presente texto aborda a intuição, o corpo enérgico e psicoemocional como temáticas relevantes para pensar o ensino do movimento nas Artes da Cena. Nosso objetivo foi destacar a importância da intuição e dos corpos sutis, assim como os saberes ancestrais e as práticas de autocuidado nas vivências corporais em sala de aula, seja na educação básica ou no ensino superior. A partir das pesquisas e experiências pedagógicas trouxemos algumas possibilidades de experimentações metodológicas de ensino que intersecionam corpo, mente e energia. Ao integrar a intuição e as práticas não-ocidentais de cuidado de si, é possível valorizar formas de conhecimento que promovem o bem-estar emocional e a criatividade. As atividades propostas, como a leitura de cartas de tarô no/pelo corpo e exercícios de respiração (Pranayamas), demonstram a conexão entre as dimensões densa e sutil do corpo, revelando novas possibilidades de expressão e interação. Em conclusão, o reconhecimento da intuição e do corpo sutil como possíveis elos entre diferentes saberes do movimento torna-se um ato de criação e resistência, onde cada corporeidade manifesta sua singularidade e contribui para um tecido social da cena mais plural e expandido.
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