SUBTLE BODY AND INTUITION

EXPANDED PRACTICES IN TEACHING MOVEMENT

Authors

  • André L. Rosa Universidade Estadual de Maringá -UEM, Maringá/PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4932-2858
  • Iracy Vaz da Costa Universidade Federal do Pará - UFPA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1669

Keywords:

Teaching Movement, Intuition, Subtle Body, Art, Education

Abstract

This text addresses intuition, the energetic and psycho-emotional body as relevant themes for thinking about the teaching of movement in the Performing Arts. Our objective was to highlight the importance of intuition and subtle bodies, as well as ancestral knowledge and self-care practices in bodily experiences in the classroom, whether in basic or higher education. Based on research and pedagogical experiences, we have brought some possibilities for methodological teaching experiments that intersect body, mind and energy. By integrating intuition and non-Western experiences of self-care, it is possible to value forms of knowledge that promote emotional well-being and creativity. The proposed practices, such as reading tarot cards on the body and breathing exercises (Pranayamas), demonstrate the connection between the dense and subtle dimensions of the body, revealing new possibilities for expression and interaction. In conclusion, the recognition of intuition and the subtle body as possible links between different forms of movement knowledge becomes an act of creation and resistance, where each corporeality manifests its singularity and contributes to a more plural and expanded social tissue of the scene.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

André L. Rosa, Universidade Estadual de Maringá -UEM, Maringá/PR, Brasil

André Rosa transita entre a cena e o audiovisual expandido, a pedagogia e os saberes anticoloniais. Artista e pesquisador das Artes do Corpo e das Imagens em Movimento. É docente na Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Estudos Artísticos com ênfase em Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciado em Educação Artística com habilitação plena em Artes Cênicas (Dança e Teatro) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Suas pesquisas e produções artísticas se dedicam aos estudos e pedagogias do corpo e do movimento, pedagogia da performance, cena expandida e audiovisual experimental. Fundou o Movimento Sem Prega (Brasil/Portugal) e o Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (CNPq/UEM), projetos que investigam as dimensões culturais, políticas, raciais, espirituais, sexuais/gendéricas e linguísticas, funcionando como uma estrutura laboratorial nômade em arte, educação e mediações tecnológicas. Apresentou seus trabalhos cênico-visuais e ministrou oficinas e masterclasses em mostras e festivais no Brasil, Canadá, Portugal, Espanha, Bélgica, Uruguai e Grécia, e possui publicações de suas pesquisas em livros, revistas e periódicos nacionais e internacionais, destacando seu mais recente livro protocolos de convivialidade: performance, pedagogia e dissidências anticoloniais (Ed. Hucitec, 2023).

 

Iracy Vaz da Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA, Brasil

Iracy Vaz é artista, pesquisadora e professora de Filosofia e Teatro. Pós-doutora em Artes pelo PPGARTES-UFPA, Doutora em Estudos Artísticos, com ênfase em Estudos Teatrais e Performativos na Universidade de Coimbra, Portugal (Bolsa Capes de Doutorado Pleno no Exterior 2015/2017). Mestra em Artes, linha de pesquisa em História, Crítica e Educação em Artes (2013) pela Universidade Federal do Pará, Brasil. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Pará, Brasil (2010). Técnica em Formação de Atores pela Escola de Teatro e Dança da UFPA (2006). É professora da Escola de Aplicação da UFPA, desempenhando a docência nas disciplinas de Artes/Teatro e Filosofia há mais de uma década. Apresentou inúmeros trabalhos em eventos científicos no Brasil e no Exterior (Universidade Federal do Rio de Janeiro- Brasil, Universidade de Lisboa- Portugal, Universidade de Coimbra- Portugal, University of Sunderland- Inglaterra). Como artista-pesquisadora desempenha as funções de encenadora, dramaturga, e atriz. É fundadora do grupo teatral T.E.I.A.-Teatro experimental de Insurgências Amazônicas. Atualmente é Coordenadora do Projeto de pesquisa: "Pedagogia do autocuidado: diálogos entre o ensino do Teatro e as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), onde investiga sobre práticas pedagógicas que possam promover a saúde física e psico-emocional nas instituições de ensino. É colaboradora do Plano Nacional de Formação de Docentes PARFOR desde 2014 e da Escola de Teatro e Dança da UFPA, onde ministra a disciplina de Filosofia do Teatro. Possui experiência nas áreas de Filosofia da Arte, Teorias de gênero, Estudos Pós-coloniais e Decoloniais, História do Teatro e Arte Educação.

References

ALVARENGA, Valéria Metroski; SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da. Formação docente em Arte: percurso e expectativas a partir da Lei 13.278/16. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, p. 1009-1030, abr. 2018.

BALL, Stephen J. Education reform: A critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

ABOIM, Lília e PAGE Le Joseph. Manual de Formação de professores em Yoga integrativa. Garopaba: Yoga Integrativa, 2019.

ALBÁN ACHINTE, Adolfo. Pedagogías de la Re-existencia: artistas indígenas e afrocolombianos. In: Walsh, Catherine (Org.) Pedagogías Decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Ecuador: Ediciones Abya-Yala, Série Pensamento Decolonial, Tomo I, p. 442-468, 2013.

BOLSONELLO, Débora Pereira. A Educação somática e os conceitos de descontinuidade gestual, autenticidade somática e tecnologia interna. Motrivivência, Florianópolis, n. 36, p. 306-322, 2011.

EDDY, Martha. Uma breve história das práticas somáticas e da dança: desenvolvimentos históricos do campo da educação somática e suas relações com a dança. Repertório, Salvador, ano 21, nº 31, p 25-61, 2018.

JOHARI, Harish. Chakras: Centros de Energia de Transformação. São Paulo: Editora Pensamento, 2010.

ROSA, André Luís. corpos sem pregas: performance, pedagogia e dissidências sexuais anticoloniais. 2017. Tese (Doutoramento em Estudos Artísticos) - Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Portugal, 2017, 347p. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/42728. Acesso em: 20 mar. 2024.

SANTOS, Inaicyra Falcão. Corpo e Ancestralidade: tradição e criação nas Artes Cênicas. Rebento, São Paulo, v. 6, p. 99-113, 2017.

SVÃTMÃRÃMA, Svãmin. Hatha-Yoga-PradÎpikã: uma luz sobre o Hatha Yoga. São Paulo: Mantra, 2017.

TAYLOR, Diana. O Arquivo e o Repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: EDUFMG, 2013.

Published

01/12/2025

How to Cite

Rosa, A. L., & Costa, I. V. da. (2025). SUBTLE BODY AND INTUITION: EXPANDED PRACTICES IN TEACHING MOVEMENT. Revista Da FUNDARTE, 67(67), e1669. https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1669