CUERPO SUTIL E INTUICIÓN

PRÁCTICAS AMPLIADAS EN LA EDUCACIÓN DEL MOVIMIENTO

Autores/as

  • André L. Rosa Universidade Estadual de Maringá -UEM, Maringá/PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4932-2858
  • Iracy Vaz da Costa Universidade Federal do Pará - UFPA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1669

Palabras clave:

Educación del movimiento, Intuición, Cuerpo Sutil, Arte, Educación

Resumen

Este texto aborda la intuición, el cuerpo energético y psicoemocional como temas relevantes para pensar la enseñanza del movimiento en las Artes Escénicas. Nuestro objetivo fue resaltar la importancia de la intuición y los cuerpos sutiles, así como los conocimientos ancestrales y las prácticas de autocuidado en las experiencias corporales en el aula, ya sea en la educación básica o superior. A partir de investigaciones y experiencias pedagógicas, hemos aportado algunas posibilidades metodológicas y didácticas que entrelazan cuerpo, mente y energía. Al integrar la intuición y las prácticas de autocuidado no occidentales, es posible valorar formas de conocimiento que promueven el bienestar emocional y la creatividad. Las actividades propuestas, como la lectura de cartas del tarot sobre/a través del cuerpo y ejercicios de respiración (Pranayamas), demuestran la conexión entre las dimensiones densas y sutiles del cuerpo, revelando nuevas posibilidades de expresión e interacción. En conclusión, el reconocimiento de la intuición y del cuerpo sutil como posibles vínculos entre diferentes formas de conocimiento del movimiento se convierte en un acto de creación y resistencia, donde cada corporalidad manifiesta su singularidad y contribuye a un tejido social más plural y ampliado de la escena.

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Biografía del autor/a

André L. Rosa, Universidade Estadual de Maringá -UEM, Maringá/PR, Brasil

André Rosa transita entre a cena e o audiovisual expandido, a pedagogia e os saberes anticoloniais. Artista e pesquisador das Artes do Corpo e das Imagens em Movimento. É docente na Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Estudos Artísticos com ênfase em Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciado em Educação Artística com habilitação plena em Artes Cênicas (Dança e Teatro) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Suas pesquisas e produções artísticas se dedicam aos estudos e pedagogias do corpo e do movimento, pedagogia da performance, cena expandida e audiovisual experimental. Fundou o Movimento Sem Prega (Brasil/Portugal) e o Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (CNPq/UEM), projetos que investigam as dimensões culturais, políticas, raciais, espirituais, sexuais/gendéricas e linguísticas, funcionando como uma estrutura laboratorial nômade em arte, educação e mediações tecnológicas. Apresentou seus trabalhos cênico-visuais e ministrou oficinas e masterclasses em mostras e festivais no Brasil, Canadá, Portugal, Espanha, Bélgica, Uruguai e Grécia, e possui publicações de suas pesquisas em livros, revistas e periódicos nacionais e internacionais, destacando seu mais recente livro protocolos de convivialidade: performance, pedagogia e dissidências anticoloniais (Ed. Hucitec, 2023).

 

Iracy Vaz da Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA, Brasil

Iracy Vaz é artista, pesquisadora e professora de Filosofia e Teatro. Pós-doutora em Artes pelo PPGARTES-UFPA, Doutora em Estudos Artísticos, com ênfase em Estudos Teatrais e Performativos na Universidade de Coimbra, Portugal (Bolsa Capes de Doutorado Pleno no Exterior 2015/2017). Mestra em Artes, linha de pesquisa em História, Crítica e Educação em Artes (2013) pela Universidade Federal do Pará, Brasil. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Pará, Brasil (2010). Técnica em Formação de Atores pela Escola de Teatro e Dança da UFPA (2006). É professora da Escola de Aplicação da UFPA, desempenhando a docência nas disciplinas de Artes/Teatro e Filosofia há mais de uma década. Apresentou inúmeros trabalhos em eventos científicos no Brasil e no Exterior (Universidade Federal do Rio de Janeiro- Brasil, Universidade de Lisboa- Portugal, Universidade de Coimbra- Portugal, University of Sunderland- Inglaterra). Como artista-pesquisadora desempenha as funções de encenadora, dramaturga, e atriz. É fundadora do grupo teatral T.E.I.A.-Teatro experimental de Insurgências Amazônicas. Atualmente é Coordenadora do Projeto de pesquisa: "Pedagogia do autocuidado: diálogos entre o ensino do Teatro e as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), onde investiga sobre práticas pedagógicas que possam promover a saúde física e psico-emocional nas instituições de ensino. É colaboradora do Plano Nacional de Formação de Docentes PARFOR desde 2014 e da Escola de Teatro e Dança da UFPA, onde ministra a disciplina de Filosofia do Teatro. Possui experiência nas áreas de Filosofia da Arte, Teorias de gênero, Estudos Pós-coloniais e Decoloniais, História do Teatro e Arte Educação.

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Publicado

01/12/2025

Cómo citar

Rosa, A. L., & Costa, I. V. da. (2025). CUERPO SUTIL E INTUICIÓN: PRÁCTICAS AMPLIADAS EN LA EDUCACIÓN DEL MOVIMIENTO. Revista Da FUNDARTE, 67(67), e1669. https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1669