EXPERIÊNCIAS COM TEATRO DO OPRIMIDO

COMO HORIZONTE METODOLÓGICO PARA PREVENÇÃO DE SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1577

Palavras-chave:

Violência, Escola, Teatro do Oprimido

Resumo

Essa pesquisa propõe interseções entre o método Teatro do Oprimido e a violência na escola enquanto um fenômeno social. Com propósito interventivo foram realizadas oficinas com sessenta e três estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada na periferia de São Paulo. As cenas produzidas pelos participantes e a aplicação de um questionário oportunizou identificar as violências que atravessam o cotidiano escolar. Os resultados da pesquisa apontam para a experiência com Teatro do Oprimido na escola, capaz de promover coletivamente com os jovens a criação de alternativas para as violências que vivenciam potencializando o diálogo como ferramenta essencial para as relações humanas.

 

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Biografia do Autor

Fernanda Roberta Lemos Silva Marques, Universidade de São Paulo, Núcleo de Estudos da Violência

Pesquisadora de Pós-Doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo no Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE). Pesquisadora associada ao Programa de Pesquisa em Educação Básica PROEDUCA-FAPESP no projeto "Educação em direitos humanos para a promoção da equidade e prevenção às violências nas escolas", Doutora em Educação (2019) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Linha de Pesquisa: Linguagem e Arte em Educação, Mestre em Educação (2012) pela mesma Universidade, Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre Corpo, Arte e Educação (LABORARTE).Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE/Capes (2017) no Departamento de Teoria e História de la Educación, na linha de pesquisa Educación, Identidad Y Resiliencia, Infancia y Juventud em Riesgo Social na Universidad de Málaga Espanha.

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Publicado

12.06.2025

Como Citar

Lemos Silva Marques, F. R. (2025). EXPERIÊNCIAS COM TEATRO DO OPRIMIDO : COMO HORIZONTE METODOLÓGICO PARA PREVENÇÃO DE SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA . Revista Da FUNDARTE, 64(64), e1577. https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1577