EXPERIENCIAS CON EL TEATRO DEL OPRIMIDO:COMO HORIZONTE METODOLÓGICO PARA LA PREVENCIÓN DE SITUACIONES DE VIOLENCIA EN LA ESCUELA
COMO HORIZONTE METODOLÓGICO PARA PREVENÇÃO DE SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v64i64.1577Palabras clave:
Violencia, Escuela, Teatro del OprimidoResumen
Esta investigación propone intersecciones entre el método del Teatro del Oprimido y la violencia en las escuelas como fenómeno social. Con un propósito intervencionista, se realizaron talleres con sesenta y tres estudiantes de primer año de secundaria de una escuela pública ubicada en la periferia de São Paulo. Las escenas producidas por los participantes y la aplicación de un cuestionario permitieron identificar los tipos de violencia que permean la vida escolar cotidiana. Los resultados de la investigación indican que la experiencia con el Teatro del Oprimido en el ámbito escolar puede empoderar colectivamente a los jóvenes para crear alternativas a la violencia que experimentan, mejorando el diálogo como una herramienta esencial para las relaciones humanas.
Descargas
Citas
ABRAMOVAY, Miriam e RUA, Maria das Graças. Violências nas escolas. Brasília: UNESCO, Coordenação DST/AIDS do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, CNPq, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2002.
ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia. Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília: UNESCO, 2006.
BOAL, Augusto.200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
BOAL, Augusto. O arco-íris do desejo: método Boal de teatro e terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990.
BOAL, Augusto. O teatro como arte marcial. Rio de Janeiro: Garamond, 2013.
BRASIL, Relatório final: ataques às escolas no Brasil: análise do fenômeno e recomendações para a ação governamental, Relator: Daniel Cara, Brasília: Ministério da Educação, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/grupos-de-trabalho/prevencao-e-enfrentamento-da-violencia-nas-escolas/resultados/relatorio-ataque-escolas-brasil.pdf, Acesso 19 de ago.2024.
CANDAU, Vera M. F. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, jan./mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a15.pdf. Acesso em: 12 mar. 2024.
CERQUEIRA, Daniel; BUENO Samira. Atlas da violência 2023.Brasília: Ipea; FBSP, 2023. Disponível em: https://www.ipea.gov.br. Acesso em: 05 de agos.2024.
COHEN, Anthony P. The Symbolic Construction of Community.Londres:Routledge, 1998.
NOGUEIRA, Márcia Pompeo. A Opção pelo Teatro em Comunidades: alternativas de pesquisa. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 10, p.127–136, 2018. DOI: 10.5965/1414573101102008127. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101102008127.Acesso em: 7 ago. 2024.
SARAPECK, Helen. Teatro do Oprimido: um aliado na educação dos oprimidos. In: AUGUSTO Boal: conheça o pai do teatro socialista que encantou o mundo e deu voz aos oprimidos. Revista Paulo Freire, n. 03, Sergipe, set. 2002.
SOCIOLOGIAS, C. E.; CHARLOT, B. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, [S. l.], v. 4, n. 8, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5864. Acesso em: 19 ago. 2024.
RUOTTI, C. e BLOTTA, V. Caderno PODHE nº 1: Proposta geral e contornos metodológicos do Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas. São Paulo: NEV/USP, 2023. Disponível em:https://nev.prp.usp.br/wp-content/uploads/2023/12/Caderno-Podhe-N1-NEVUSP2023_Sum.pdf , Acesso em 18 de ago. de 2024.
SANTOS, Bárbara. Teatro do Oprimido: Raízes e asas-uma teoria da práxis/ Bárbara Santos.1ª ed. Rio de Janeiro: Ibis Libris,2016.
SPÓSITO, Marília Pontes. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. (2001). Educação E Pesquisa, 27(1), 87-103. https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000100007
UNIVERSIDADE Federal de Mato Grosso (UFMT); Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb) (Organizadores). Violência e preconceitos na escola: contribuições da Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia, 2018.Disponível em:https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/07/violencia-e-preconceitos-na-escola.pdf. Acesso em: 05 ago. 2024.
VINHA, Telma et al. Ataques de violência extrema em escolas no Brasil: causas e caminhos. 1. ed. São Paulo: D3e, 2023. Disponível em: https://d3e.com.br/wp-content/uploads/relatorio_2311_ataques-escolas-brasil.pdf. Acesso em: 12 mar. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Fernanda Roberta Lemos Silva Marques

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.