PROJETO TEATRO DO OPRIMIDO NA COMUNIDADE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1353Palavras-chave:
Autoformação. Pesquisa. Extensão e ComunidadeResumo
O trabalho apresenta parte do relatório da pesquisa desenvolvida no âmbito do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas- UFPel, intitulada “O Teatro do Oprimido de Augusto Boal nos processos de Formação e autoformação.” Seu principal objetivo foi identificar aspectos do Projeto de Extensão Teatro do Oprimido na Comunidade-TOCO, que contribuíram para a formação e autoformação de professores de teatro e para os demais sujeitos envolvidos com o projeto nas comunidades. Ao final do projeto de pesquisa obtivemos um material reflexivo elaborado em artigos e trabalhos de conclusão do Curso de Teatro-Licenciatura da UFPel, onde discentes que participaram do Projeto de Extensão e da pesquisa, discorrem sobre as possibilidades formativas e autoformativas do Teatro do Oprimido
Referências
BARROS, Graziele Soares. A educação problematizadora de Paulo Freire e o ensino de teatro na escola Raphael Brusque. Trabalho de Conclusão do Curso de Teatro Licenciatura / Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas. 2014. https://wp.ufpel.edu.br/teatro/files/2015/12/TCC_Graziele_Soares_de_Barros_Vers%C3%A3o_Final.pdf Acessado em: 01de setembro de 2023.
DOMINICÉ, Pierre. Biografização e Mundialização: Dois desafios contraditórios e complementares. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de.(Org). (Auto) biografia: formação, territórios e saberes. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: PAULUS, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
LAGO, Lara Leivas. Reflexões sobre o processo de (auto)formação de uma Atriz- Licencianda em Teatro. Trabalho de Conclusão do Curso de Teatro Licenciatura / Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas. 2015. https://wp.ufpel.edu.br/teatro/trabalhos-de-conclusao/2015-2/ Acessado em: 01 de setembro de 2023.
LAPOINTE, Serge. Encontro de si em História de vida: o aporte das histórias de vida na formação em “sentidos e projeto de vida. In: VICENTINI, Paula P. ABRAÃO, Maria Helena Menna Barreto(orgs.) Sentidos, Potencialidades e usos da (Auto) biografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
NÓVOA, A. Percursos de formação e de transformação. Portugal: Porto Editora, 1995.
SOARES Jr. Santos, Célio. Teatro do Oprimido na Comunidade: Á práxis em dois bairros periféricos da cidade de Pelotas. Trabalho de Conclusão do Curso de Teatro Licenciatura / Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas 2011. https://wp.ufpel.edu.br/teatro/files/2015/12/TCC_FINAL.pdf Acessado em 01 de setembro de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 FABIANE DA SILVEIRA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.