EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ARTE E FOTOGRAFIA – Uma perspectiva estética de natureza no Pampa

Autores/as

  • Renata Lobato Schlee Universidade Federal do Rio Grande
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande
  • Cleber Gibbon Ratto

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v47i47.906

Palabras clave:

Educação Ambiental, Arte, Natureza, Cultura, Fotografia.

Resumen

Este artigo busca analisar como se fabrica um discurso de natureza no Pampa do Rio Grande do Sul, Brasil; e Uruguai; região sul da América do Sul. Discute-se a relação entre natureza e cultura problematizando os enunciados e visibilidades de entrevistas e imagens produzidas por “fotógrafos de natureza” do Brasil e do Uruguai. A partir do campo teórico escolhido, declara-se o que se entende por arte e de como a fotografia participa de construções discursivas. No foco de uma educação ambiental pelo viés das experiências estéticas, tensiona-se o corpus discursivo, estimulando um agir sobre nossas relações natureza-cultura. O propósito do texto é provocar e desafiar o impensado e, quem sabe, transvalorar o que está dado como verdade instituída nesse campo. Para tanto, percorremos os caminhos teóricos de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Felix Guattari e Friedrich Nietzsche.

Biografía del autor/a

Renata Lobato Schlee, Universidade Federal do Rio Grande

Professora  e pesquisadora do campo da educação, filosofia e arte. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF, FURG / Brasil.

Citas

BARROS, Roberto. Naturalização da cultura ou ocidentalização da natureza?. In: LINS, Daniel (org). Nietzsche / Deleuze: Natureza / Cultura São Paulo: Lumme, 2011.

BORSCHE, Tilman. Qual Natureza nós queremos? In: LINS, Daniel (org). Nietzsche / Deleuze: Natureza / Cultura. São Paulo: Lumme, 2011.

CARVALHO, Isabel Cristina Moura de. A Invenção Ecológica: narrativas e trajetórias da educação ambiental no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Que é Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

FABINI, Luis. Gauchos. Uruguay: Pressur Corporation AS, 2012.

FISCHER, Rosa. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: ensaio sobre uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2009.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Editora Loyola, 2008.

FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o Poder. Apêndice da 2ª edição. Michel Foucault entrevistado por Hubert L. Dreyfus e Paul Rabinow. In.: DREYFUS, Hubert e RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

HENNING, Paula Corrêa. Límites y Posibilidades de la Educación Ambiental. Bajo Palabra. 11Época, n.º 17, p.341-358, 2017. Disponível em: https://revistas.uam.es/bajopalabra/article/view/8808. Acesso em 02 jul. 2020.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira da Educação. Nº19. Rio de Janeiro: ANPED, 2002.

NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos Ídolos ou Como Se Filosofa Com o Martelo. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. Vontade de Potência. Porto Alegre: Editora Globo, 2008.

PAIVA, Zé. Natureza Gaúcha. São Paulo: Metalivros, 2008.

PEREIRA, Marcos Villela. Contribuições para entender a experiência estética. Rev. Lusófona de Educação, Lisboa , n. 18, p. 111-123, 2011. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 23 fev. 2021

PINHO JUNIOR, Sérgio Ronaldo; HENNING, Paula Corrêa; VIEIRA, Virgínia Tavares. A natureza entre o rural e o urbano: educação ambiental e fabricação de um discurso nas HQs do Chico Bento. Quaestio, Sorocaba, SP, volume 21, n. 1, p. 117-136, jan./abr. 2019. Disponível em http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3512. Acesso em 2 jul 2020 DOI: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n1p117-136

THOMAS, Keith. O Homem e o Mundo Natural: mudanças de atitudes em relação às plantas e aos animais, 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

VEYNE, Paul. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

Publicado

22/12/2021

Cómo citar

Schlee, R. L., Henning, P. C., & Ratto, C. G. (2021). EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ARTE E FOTOGRAFIA – Uma perspectiva estética de natureza no Pampa. Revista Da FUNDARTE, 47(47). https://doi.org/10.19179/rdf.v47i47.906

Artículos similares

<< < 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.