A EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS NO ENSINO SUPERIOR E A PEDAGOGIA DO VÍRUS EM TEMPOS DE COVID-19

Autores/as

  • Ricardo Henrique Ayres Alves Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/876

Palabras clave:

Educação, Artes Visuais, COVID-19

Resumen

Resumo: Este artigo debate alguns aspectos do impacto da epidemia provocada pelo COVID-19 no âmbito da educação em artes visuais no ensino superior, a partir de experiências pessoais do autor e também de pesquisas emergentes que discutem tal tema. Partindo da noção de pedagogia do vírus de Boaventura de Sousa Santos (2020), são discutidos o estabelecimento do ensino remoto, a dicotomia entre teoria e prática assim como o impacto do fechamento das instituições culturais para o ensino de artes visuais. Analisando tais tópicos, é possível aferir que a pandemia impôs novos desafios ao mesmo tempo que deu continuidade a debates já existentes na área, revestindo-os de uma nova emergência diante da suspensão de atividades presenciais.

Palavras-chave: educação em artes visuais; ensino superior; COVID-19.

Biografía del autor/a

Ricardo Henrique Ayres Alves, Universidade Estadual do Paraná

Doutor e Mestre em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS). Bacharel em Artes Visuais (FURG). Professor do Centro de Artes da EMBAP/UNESPAR. E-mail: ricardohaa@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4021-9168.

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Publicado

30/03/2021

Cómo citar

Ayres Alves, R. H. (2021). A EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS NO ENSINO SUPERIOR E A PEDAGOGIA DO VÍRUS EM TEMPOS DE COVID-19. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–18. https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/876

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