CRIAÇÃO COLETIVA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS TEATRAIS NO PERU E NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/761Palabras clave:
Educação, Teatro, Artes Cênicas,Resumen
Este artigo discute o processo de criação coletiva nos grupos teatrais latino-americanos Grupo Cultural Yuyachkani (Peru) e Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil), com suas nuances e diferenças, como espaços de experimentação e de resistência ao pensamento único. Para ambos os grupos, criar coletivamente é uma atitude ética, comprometida com um teatro que seja necessário no tempo e no lugar em que vivemos, constituindo-se como uma prática pedagógica que forma artistas-cidadãos.
Citas
AGUILAR, Gina Monge. Trans-formação do ator no teatro de grupo em Latino-américa: Abya Yala, Yuyachkani e Ói Nóis Aqui Traveiz. 2013. Doutorado em Artes Cênicas (Tese). Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo como modo de criação. Olhares: Revista da Escola Superior de Artes Célia Helena. Rio de Janeiro, n. 1, p. 48-51, 2009.
BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. São Paulo: Ed. Hucitec, 1991.
DIÉGUEZ, Ileana. Práticas de visibilidade: ethos, teatralidade y memoria. In ZAPATA, Miguel Rubio. El cuerpo ausente: performance política. Lima: Grupo Cultural Yuyachkani, p. 19-32, 2008.
GODOY, José Alejandro. Miguel Rubio Zapata: "No se puede dejar de pensar el arte separado de la vida". Memoria: revista sobre cultura, democracia y derechos humanos. Lima, n. 20, p. 16-21, 2016.
GRUPO CULTURAL YAYACHKANI. Teatro y comunidad. Lima, 2015. Disponível em: http://www.yuyachkani.org Acesso em: 06/12/2015.
FERNANDES, Sílvia. Grupos teatrais: anos 70. Campinas: Editora da Unicamp, 2000.
FISCHER, Stela. Processo colaborativo e experiências de companhias teatrais brasileiras. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.
RAMONET, Ignacio. (1995). La pensée unique. Tradução de Jaerson Lucas Bezerra, maio/2011 Disponível em http://estrolabio.blogs.sapo.pt/1443984.html Acesso em 25/05/2017.
RAMOS, Luiz Fernando. Trajetórias alternativas do teatro nos anos 70: coincidências, sincronias e parentescos. In: Anos 70: trajetórias. São Paulo: Iluminuras, p. 111-118, 2005.
RIZK, Beatriz J. Creación colectiva: el legado de Enrique Buenaventura. Buenos Aires: Atuel, 2008.
SILVA, Armando Sergio da. J. Guinsburg: diálogos sobre teatro. São Paulo: Edusp, 2002.
TROTTA, Rosyane. O Coletivo para além do Living Theatre. Cavalo Louco Revista de Teatro. Porto Alegre, n. 4, p. 16-21, 2008.
VECCHIO, Rafael. A utopia em ação. Porto Alegre: Ói Nóis na Memória, 2007.
ZAPATA, Miguel Rubio. Grupo, memoria y frontera. Revista Teatro/CELCIT. Buenos Aires, n. 34, p. 20-34, 2008.
ZAPATA, Miguel Rubio. Notas sobre teatro. Lima: Grupo Cultural Yuyachkani, 2001.
ZAPATA, Miguel Rubio. O teatro e nossa América. Urdimento: revista de estudos em artes cênicas. Florianópolis, n. 22, p. 259-266, 2014. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101222014259
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.