OS CAMINHOS DO ENSINO DE ARTE EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/680Palabras clave:
Identificação, Cotidiano Docente, ValorizaçãoResumen
O presente artigo traz alguns resultados sobre o universo do professor de Arte das escolas públicas de municípios do Extremo Oeste Catarinense. Esses dados foram coletados no segundo semestre de 2017 nos municípios de Barra Bonita, Bandeirante, Belmonte, Descanso, Guaraciaba, Paraíso e São Miguel do Oeste. O principal objetivo foi identificar as realidades profissionais dos professores de Arte do ensino fundamental, localizando-os na região, através das instituições de ensino e das redes sociais. A partir desse trabalho concluímos que, quando sabemos da realidade do nosso entorno, as ações para a valorização da atuação docente são significativas e contribuem para a melhoria nos processos educacionais da região.
Citas
BARBOSA. Ana Mae T. B. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BAUER. Martin W.; GASKELL. George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2013.
CAPRA. Carmen Lúcia; LOPONTE. Luciana Gruppelli. Ditos sobre professor-artista. Reunião Científica Regional da ANPED.UFPR, Curitiba, 2016.
CARVALHO. Maria Regina Viveiros de. Perfil do professor da educação básica. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica 2018 [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. Acesso em 06/03/2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social, teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
OLIVEIRA, Vânia Fortes de. Magistério: profissão Feminina? In: OLIVEIRA. Valeska Fortes de. (org.), Imagens de professor: significações do trabalho docente. Ijuí: Unijuí, 2004.
VERDINELLI, Marilsa Maria. Formação continuada de professores do ensino fundamental subsidiada pela pedagogia histórico crítica e teoria histórico-cultural. Dissertação de Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, 2007.
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/estudoprofessor.pdf, em 06/02/2018
https:portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pces280_07.pdf em 07/02/2018.
http://portal.mec.gov.br/component/content/article/211-noticias, em 11 de março de 2019.
https:www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm, em 23/01/2018.
https://www.unar.edu.br/copia-administracao-ead, em 30/01/2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.