A PREÇO DE FÁBRICA: PROPOSIÇÃO DA DANÇA CONTEMPOP NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores/as

  • Djenifer Geske Nascimento Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Daniel Silva Aires Universidade Federal de Santa Maria/Professor Substituto no Curso de Dança Licenciatura.
  • Mônica Corrêa de Borba Barboza Universidade Federal de Santa Maria/ Professora Assistente

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.650

Palabras clave:

Dança, Dança Contempop, Dança na Escola

Resumen

A Dança Contempop elaborada por Berté (2015) surge da junção dos termos Dança Contemporânea e Cultura Pop e propõe a criação em Dança tendo como mote imagens popularizadas no cenário cultural contemporâneo. A partir desta proposição, este estudo analisa os procedimentos de criação da Dança Contempop no contexto escolar em uma experiência de práticas artísticas com duas alunas do Ensino Médio na cidade de Santa Maria – RS. Este estudo qualitativo percorre por discussões da Dança na Escola e busca inspiração na coreógrafa alemã Pina Bausch como ferramenta de autonomia e aproximação do contexto dos alunos nos processos de criação coreográfica.

Biografía del autor/a

Djenifer Geske Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Dança Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Daniel Silva Aires, Universidade Federal de Santa Maria/Professor Substituto no Curso de Dança Licenciatura.

Professor Substituto no curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Centro de Educação Física, Departamento de Desportos Individuais.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Dança (UFRGS) e Bacharel em Artes Visuais (UFSM).

Mônica Corrêa de Borba Barboza, Universidade Federal de Santa Maria/ Professora Assistente

Pedagoga e Licenciada em Dança. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Educação.

Docente no Centro de Educação Física, no Departamento de Desportos Individuais.

Citas

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VIEIRA, T. Registro em diário de processo criativo. Produzido em 10 de outubro de 2018.

Publicado

30/03/2019

Cómo citar

Nascimento, D. G., Aires, D. S., & Barboza, M. C. de B. (2019). A PREÇO DE FÁBRICA: PROPOSIÇÃO DA DANÇA CONTEMPOP NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 222–241. https://doi.org/10.19179/2319-0868.650