EDUCAÇÃO EM MUSEUS DE ARTE CONTEMPORÂNEA

ESTUDO DAS AÇÕES EDUCATIVAS DA FUNDAÇÃO VERA CHAVES BARCELLOS

Autores

  • Priscila Carla Gomes Moreira Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1065

Palavras-chave:

Ação Educativa em Museus;, Arte contemporânea;, Fundação Vera Chaves Barcellos;

Resumo

Este artigo analisa as ações educativas em arte contemporânea referentes à Exposição Eu Estou Aqui Agora promovida pela Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) em 2019, a partir do Programa Educativo da instituição que é responsável pela criação e desenvolvimento das ações através do material educativo impresso e digital, cursos de formação para Professores, entre outras ações que fazem parte do programa. O presente texto busca compreender os impactos e a importância na realidade dos educadores e dos alunos envolvidos. A identificação das ações ocorreu a partir do site da instituição, do material educativo impresso, de entrevistas com a coordenação do setor educativo da referida Fundação, da coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Viamão e de um Professor que participou das ações educativas da exposição e que pôde trabalhar com os seus alunos as atividades propostas por essas ações, relatando a importância das suas experiências vividas na instituição, na escola e com os seus alunos. O estudo descreve as potencialidades no processo educacional em arte contemporânea em uma formação dedicada especialmente à comunidade onde está localizada a FVCB.

Biografia do Autor

Priscila Carla Gomes Moreira, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Estudante de Pós Graduação Latu Sensu - Especialização em Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, UFPEL. Professora de Artes da rede pública estadual de Porto Alegre, RS. Graduanda em Pedagogia na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Licenciatura em Artes Visuais no Centro Universitário de Indaial, SC, UNIASSELVI. Foi estagiária de Artes no MAC/RS em 2015. Trabalhou de 2012 a 2015 no Atelier Livre de Porto Alegre como estagiária de Artes e depois como contratada exercendo a função de Assistente Cultural. 

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte e Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O Amor Pela Arte: Os Museus de Arte na Europa e Seus Públicos. 3. ed. Porto Alegre: Zouk, 2018.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2019.

CANTON, Katia. Do Moderno ao Contemporâneo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. (Coleção temas da arte contemporânea).

CARVALHO, Cristina. Quando a Escola Vai ao Museu. Campinas, SP: Papirus, 2016.

CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: Uma Introdução. São Paulo: Martins, 2005.

KREMER, Margarita Santi. Ações Educativas com a arte contemporânea na Sala dos Pomares. Revista Pomares, Porto Alegre, ed. 1. n. 05, 2021.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Desafios da Arte Contemporânea para Educação: Práticas e Políticas. Revista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas (AAPE/EPAA), v. 20, n.42, p.1-19, 2012. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v20n42.2012

MEURA, Ana Paula. Relação Entre o Ensino Formal e o Ensino Não Formal: Reflexões Sobre o Projeto Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Porto Alegre, 2011.

MEURA, Ana Paula; BIBERG, Carolina; KREMER, Margarita. Fundação Vera Chaves Barcellos: Experiências em Arte Contemporânea e Sua Contribuição Educativa. Revista Pomares, Porto Alegre, n. 3-4, p. 141-143, 2016.

ROSA, Nei Vargas. O Que é Contemporâneo no Colecionismo de Arte Contemporânea? Revista Estado da Arte, Uberlândia, v.1, n.1, p. 97-109, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/EdA-v1-n1-2020-55511

TEDESCO, Elaine. KIEFER, Luísa. Eu Estou Aqui Agora: I am here now. Viamão: Fundação Vera Chaves Barcellos, 2019.

Downloads

Publicado

25.03.2024

Como Citar

Gomes Moreira, P. C. (2024). EDUCAÇÃO EM MUSEUS DE ARTE CONTEMPORÂNEA: ESTUDO DAS AÇÕES EDUCATIVAS DA FUNDAÇÃO VERA CHAVES BARCELLOS. Revista Da FUNDARTE, 58(58), e1065. https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1065

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.