A EDUCAÇÃO MUSICAL E O BALLET CLÁSSICO
Palabras clave:
Educação musical, Percepção sonora, Ballet clássico.Resumen
A presente investigação foi desenvolvida no curso de Especialização em Educação Musical para professores da Educação Básica, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs, com uma turma do curso básico de Ballet Clássico da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE, tendo como objetivo principal aprimorar a percepção auditiva das alunas, possibilitando a construção de conhecimentos musicais. Com abordagem qualitativa, o método utilizado foi a pesquisa-ação, tendo como aporte teórico os estudos de Schafer ( 2011); Fonterrada (2004) e Schroeder (2000), que foram de suma importância para tecer relações entre a Música e o Ballet Clássico. Ao desenvolver atividades que contemplassem a investigação, a escuta e a experimentação sonora, pude concluir que as alunas conseguiram compreender, identificar e caracterizar os sons presentes no seu cotidiano. Desenvolveram uma escuta mais atenta ao repertório musical presente nas aulas de Ballet,estabelecendo um diálogo constante ao executarem exercícios da técnica e coreografia.
Citas
BELEI, Renata; PASCHOAL, Sandra; NASCIMENTO, Edinalva; MATSUMOTO, Patrícia. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel | Pelotas [30]: 187 - 199, janeiro/junho 2008.
BOTELHO, Iguaraciara. A dança e a música como elementos construtores no processo ensino–aprendizagem. Disponivel em: <http://www.filologia.org.br/cluerjsg/anais/ii/completos/comunicacoes/iguaraciaradasilvazeferinobotelho.pdf> Acesso em 20 de set. 2016.
FONTERRADA, Marisa Trench de O. Música e meio ambiente: a ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. 2.ed. São Paulo: UNESP, 2011.
SCHROEDER. José Luis. A música na dança: reflexões de um músico. Campinas: UNICAMP, 156p. Dissertação (mestrado) Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, SP. 2000.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2009, p. 31-42.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31, n.3, p.443-466, set./dez. 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.