O acordeom na educação musical: perspectivas para uma formação inicial no ensino superior

Autores/as

  • Júlio Cesar Pires Pereira Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Flávia Marchi Nascimento Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Palabras clave:

acordeom, curso superior, educação musical

Resumen

O objetivo deste trabalho é investigar o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e musicais na formação do educador musical no contexto do curso de Licenciatura em Música, instrumento específico acordeom. A metodologia adotada é teórica, fazendo um estudo sobre métodos utilizados no ensino deste instrumento. Apesar de o acordeom estar nos mais variados gêneros musicais no Brasil, apenas recentemente chegou ao ensino superior, assim, muitos estudos deverão ser efetuados. Entre os métodos analisados estão o Mascarenhas, Anzaghi e Hanon. Estes aqui considerados, são importantes no contexto de uma formação de performance, bem como fundamentais ao fazer pedagógico em música.

Publicado

03/01/2014

Cómo citar

Pereira, J. C. P., & Nascimento, F. M. (2014). O acordeom na educação musical: perspectivas para uma formação inicial no ensino superior. Revista Da FUNDARTE, (26), P. 73–89. Recuperado a partir de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/19

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