ESPIRAL DE EXPERIÊNCIA <> EXPERIÊNCIA EM ESPIRAL

RUMO A UMA POIESIS DO SER-COM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1414

Palabras clave:

Ser-com, Ecoformação Artística, Vitalidade pedagógica

Resumen

Resumo

Este texto pretende ser um elogio a tudo o que há de sensível na formação humana, propondo um movimento espiral ascendente de processos formativos e investigativos ligados à vida, conectando pessoas e outras entidades. As teorias adotadas no texto funcionam como lentes reflexivas, induzindo-nos a reconhecer a mutabilidade da realidade ao interagirmos com a dinâmica da vida. Corroboram também a proposta de uma vitalidade pedagógica que possa dar origem a uma perspectiva afetiva, ética, estética, ecológica e solidária nos processos de ecoformação, conjugada com a coprodução de conhecimento. Levando tudo isso em consideração, surgem as seguintes noções: contradições criativas e aprendizagem coletiva. Ambas cooperam com a reflexão do ser-com, como elo entre a arte e sua íntima relação com a educação.

Palavras-chave: Ser-com. Ecoformação Artística. Vitalidade pedagógica.

Biografía del autor/a

Rosana Gonçalves Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO/Brasil

Pós-doutoranda, Pesquisadora externa e Professora colaboradora no PPGACV FAV UFG. 

 

Membro do GREAS - Grupo de Pesquisa Ecoformação Artística e Sociedade

 – Universidade Rene Descartes – Sorbonne Paris V.

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Publicado

08/08/2024

Cómo citar

Gonçalves Silva, R. (2024). ESPIRAL DE EXPERIÊNCIA <> EXPERIÊNCIA EM ESPIRAL: RUMO A UMA POIESIS DO SER-COM. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1414. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1414

Número

Sección

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

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