EL CONCEPTO DE SOCIALIDAD Y PLAZAS:

PROBLEMATIZANDO LAS RELACIONES CON LA NATURALEZA EN LA CONTEMPORÁNEA PARA PENSAR EN OTRAS EDUCACIONES AMBIENTALES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1382

Palabras clave:

Educação Ambiental. Praças. Socialidade.

Resumen

La plaza, pedazo de naturaleza domesticada en la urbanidad de nuestra cotidianidad, es el escenario donde se teje esta escritura. Utilizando el método cartográfico (DELEUZE; GUATTARI, 1995) y en compañía de Maffesoli (1998), Tsing (2019) y filósofos de la Diferencia, el objetivo principal fue problematizar el concepto de socialidad para pensar las relaciones con la naturaleza humana y no humana en plazas, con el fin de provocar pensamientos rizomáticos en el campo de la Educación Ambiental. Quién sabe, este estudio permitirá encontrar otras socialidades en estos espacios de las plazas que nos ayuden a componer formas inventivas de (com)vivir y experimentar el potencial de la vida en tiempos de crisis ambiental.

Biografía del autor/a

Cíntia Gruppelli da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS, Brasil

Possui curso técnico profissionalizante em Desenho Industrial (1995), pela antiga ETFPel (agora IFSul - Pelotas/RS). Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (1999). Especialização em Gráfica Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Mestrado em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia - IFSul Pelotas-RS (2016). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG (2024). Possui Curso de Formação Pedagógica de Docentes para as disciplinas do Currículo da Educação Profissional de Nível Técnico. Trabalhou em Agências de Publicidade e Propaganda e na Josapar S/A, como supervisora de marketing e endomarketing. Ministrou aulas como professora contratada para o curso de Design para a Web no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Pelotas RS. Ministrou aulas como professora substituta do Curso de Design do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul Pelotas RS, Cursos de Comunicação Visual e Design de Móveis. Atuou como professora formadora do PROFUNCIONÁRIO, do Curso de Multimeios Didáticos, na modalidade a distância, da Rede e-TEC do Brasil. Trabalhou como Professora Pesquisadora, equipe multidisciplinar, na Universidade Aberta do Brasil - UAB. Atuou como professora substituta do Curso de Graduação em Design e no Curso Técnico em Comunicação Visual (IFSul - Pelotas/RS). Trabalhou como bolsista em diagramação no Departamento de Ensino a Distância (DEAD - CAVG - IFSul Campus Pelotas). Trabalhou na Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG como Técnica em Artes Gráficas. Atualmente trabalha na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL como Técnica em Artes Gráficas e é membro do GEGRADI (Grupo de Estudos para o Ensino/aprendizagem de Representação Gráfica e Digital - UFPEL). Participa do GEECAF - Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia. Atua como editora assistente na REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS, Brasil

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Líder do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF/FURG. Bolsista Produtividade do CNPq 2. Rio Grande, Brasil.

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Publicado

08/08/2024

Cómo citar

Gruppelli da Silva, C., & Corrêa Henning, P. (2024). EL CONCEPTO DE SOCIALIDAD Y PLAZAS:: PROBLEMATIZANDO LAS RELACIONES CON LA NATURALEZA EN LA CONTEMPORÁNEA PARA PENSAR EN OTRAS EDUCACIONES AMBIENTALES. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1382. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1382

Número

Sección

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

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