GRIS: A INTERSEÇÃO E A DUALIDADE ENTRE OS JOGOS E A ARTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1365

Palabras clave:

Videogames, Artes, Gris

Resumen

Este artigo tem por objetivo tentar responder uma questão em debate atualmente: se os jogos eletrônicos podem ser considerados uma forma de arte. Para isto, foi construída uma noção de arte pautada na estética e o conceito de jogo foi emprestado de Huizinga (2004). Ademais, foram examinados argumentos de artigos sobre o tema e feita uma análise do jogo Gris (Nomada Studio, 2018), que possui elementos estéticos. A principal conclusão é de que é desafiador afirmar que os videogames são arte, embora compartilhem elementos, e que, talvez, o cerne deste debate seja outro: a validação do jogo como forma cultural relevante. Além disso, parece necessário que os jogos e a arte permaneçam distintos, pois uni-los eliminaria a singularidade do jogo.

Biografía del autor/a

Rafael Elias dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFP, Curitiba, PR/Brasil

Graduado em Letras Português pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

19/06/2024

Cómo citar

Elias dos Santos, R. (2024). GRIS: A INTERSEÇÃO E A DUALIDADE ENTRE OS JOGOS E A ARTE. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1365. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1365

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