CORPOLIVERSO EM AULLAR
SONHAR A LÍNGUA INQUIETANTE DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1340Palabras clave:
Sonho. Poética. Aula.Resumen
O texto ensaia poeticamente um conceito inquietante da aula: Aullar. Usa aportes teórico-literários via a poliperspectiva da Filosofia da Diferença-Educação. Propõe procedimentos sonhográficos bifurcando tipologias literárias. Opera modos inventivos com os conceitos sonhografias, Corpoliverso, Aullar, criados na escrileitura que advêm do corpo estranho que pesquisa, lê e vivencia modos de traduzir-se poesia em sonho de Aula. Encerra-se abrindo espaços, imagens e signos na cauda do inquietante que nos escapa e que, portanto, permanece a-traduzir.
Citas
AYRES, S. Por uma interpretação concreta: simbolismo, decifração e contextualização nos sonhos. Rev. Filos. Aurora, Curitiba, v. 23, n. 33, p. 301-314, jul./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.7213/rfa.v23i33.1525
CORAZZA, S. M. A-traduzir o arquivo da docência em aula: sonho didático e poesia curricular. Educação em Revista, Minas Gerais. 2019, v. 35. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982019000100416&script=sci_arttext . Acesso em: 04 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698217851
CORAZZA, S. M. Uma introdução aos sete conceitos fundamentais da docência-pesquisa tradutória: arquivo EIS AICE. Pro-Posições [online]. Porto Alegre. 2018, v. 29, n. 3, p. 92-116. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072018000300092&lng=pt&tlng=pt . Acesso em: 10 maio. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0042
CORAZZA, S. M. Método Valéry-Deleuze: um drama na comédia intelectual da educação. In: CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS/Doisa, 2013. [226 p.]. p. 41-70.
CORAZZA, S. M. Artistagens. Belo Horizonte: Autêntica. 2006. 120 p.
DE ARAUJO, R. A.; COELHO, Alberto D’Ávilla. Brevimagens sonhoescritas. In: CORAZZA, Sandra Mara (Org.). Breviário dos Sonhos em Educação. São Leopoldo: Oikos, 2019, p. 73-79.
DE ARAUJO, R. A.; CORAZZA, Sandra Mara. Método maquinatório de pesquisa. Pedagogya y Saberes [online]. 2018, n. 49, p. 67-80. ISSN 0121-2494. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0121-24942018000200067&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 20. jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.17227/pys.num49-8171
DÍAZ, H. F. La imaginación como función interpretativa: consecuencias para la educación a través del arte. Perspectiva, Florianópolis, v. 38, n. 2 p. 01-24, abr. / jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2020.e62018> . Acesso em 24 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e62018
DINARTE, L. D. R. Signo de alcance: o sonho e a terra. In: CORAZZA, Sandra Mara (Org.). Breviário dos Sonhos em Educação. São Leopoldo: Oikos, 2019, p. 83-89.
FABRIS, A. O teatro do inconsciente: as fotomontagens de Grete Stern para Idilio. In: Museu Lasar Segall/IPHAN/MinC. Os sonhos de Grete Stern: fotomontagens; textos de Grete Stern, Luís Príamo, María Moreno, Annateresa Fabris e João Frayze; cronologia de Sofia Frigerio. Trad. Gênese Andrade. São Paulo: Museu Lasar Segall/ Imprensa Oficial, 2009. 180 p.
FREUD, S. A interpretação dos Sonhos (I, 1900). Obras Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Trad. (coord.) Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996, Vol. IV, 363 p.
FREUD, S. Los sueños. Trad. Luis López-Ballesteros Y de Torres. Madri: Aliança Editorial. 1966. 96 p.
FOUCAULT, M. Sonhar com seus prazeres. Sobre a onirocrítica de Artemidoro, [1983]. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, volume V — ética, sexualidade, política. Trad. Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012, [355 p.] p. 158-186.
FOUCAULT, M. O que é um autor. Trad. António Fernandez Cascais e Eduardo Cordeiro. 4. ed. Alpiarça (Portugal): Passagens, 2002 a. 161 p.
FOUCAULT, Michel. 1954 – Introdução (Binswanger). In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, volume I — Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Trad. Vera Lucia Abellar Ribeiro.2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002 b. xxxix, [354 p.] p. 71-132.
FRANZ, ML. von. Mitos de criação. Trad. Maria Silvia Mourão. São Paulo: Paulus, 2003. 334 p.
FRAYZE-PEREIRA, J. A. Grete e Freud: fotografia e psicanálise, sonho e interpretação. In: Museu Lasar Segall/IPHAN/MinC. Os sonhos de Grete Stern: fotomontagens; textos de Grete Stern, Luís Príamo, María Moreno, Annateresa Fabris e João Frayze; cronologia de Sofia Frigerio. Trad. Gênese Andrade. São Paulo: Museu Lasar Segall/ Imprensa Oficial, 2009. 180 p.
MELEGA, M. P. Imagens oníricas e suas representações. Ide. São Paulo, v. 32, n. 49, p. 99-105, dez/2009. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-31062009000200011&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 12 jun. 2020.
MENESES. A. B. de. Sob o signo de Hermes. Revista Brasileira de Psicanálise, v. 44, n. 3, p. 81-91, 2010.
MENESES, A. B. de. Literatura e psicanálise: aproximações. Remate de Males (Dossiê: Euclides da Cunha). v. 13, p. 121-132, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636202 . Acesso em: 25. mar. 2020.
MONTEIRO, S. B; NODARI, K. E. R. A interpretação dos signos. In: CORAZZA, Sandra Mara (Org.). Breviário dos Sonhos em Educação. São Leopoldo: Oikos, 2019, p. 99-105.
NUNES, T. R. A interpretação psicanalítica como ato criativo. Ágora (Rio de Janeiro) v. XXII, n. 3, set/dez, 2019, p. 372-380. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982019000300372 . Acesso em 6 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-44142019003013
PRÍAMO, L. Os sonhos de Grete Stern. In: Museu Lasar Segall/IPHAN/MinC. Os sonhos de Grete Stern: fotomontagens; textos de Grete Stern, Luís Príamo, María Moreno, Annateresa Fabris e João Frayze; cronologia de Sofia Frigerio. Trad. Gênese Andrade. São Paulo: Museu Lasar Segall/ Imprensa Oficial, 2009. 180 p.
AUTOR(A), Título da obra. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. 140 p.
SUSEMIHL, E. V. K P. Interpretação dos sonhos, sem fim. Jornal de Psicanálise (São Paulo), v. 50, n. 93, p. 111-126, 2017.
ZORDAN, P. Você não gostaria de ser forte? In: CORAZZA, Sandra Mara (Org.). Breviário dos Sonhos em Educação. São Leopoldo: Oikos, 2019, p. 91-97.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marina dos Reis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.