TRANSPOSIÇÃO DOS SENTIDOS ÉTICOS

DE UMA ÉTICA NO CORPO PARA UMA ÉTICA DEMOCRÁTICA DO CORPO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1326

Palabras clave:

Educação. Corpo. Incorporação. Ética.

Resumen

Este ensaio textual, apresenta e discute sobre os processos relacionados a produção e a incorporação de sentidos, alusivas aos comportamentos, como consequências corporais. A ética é inserida como elemento dialógico sem, contudo, incorrer, em uma discussão filosófica, cujo foco principal está relacionado aos processos de criação e participação integrada do corpo, como uma forma de representação humana. Discorre sobre o valor da educação, como um ambiente de possibilidades, localizando e discutindo o corpo relativo e absoluto, enquanto protagonista em seu devir, a partir de uma transposição direcionada, no sentido de uma ética no para uma ética do corpo, legitimamente incorporada.

Biografía del autor/a

Alice Maria Corrêa Medina, Universidade de Brasília -UnB, Brasília, Distrito Federal/Brasil

Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UnB), Docente da Faculdade de Educação Física da UnB.

Áreas/Temas: Educação, Educação Infantil, Corpo, Cultura, Produção de Sentidos e Educação Ambiental.

Pós-doutorado:

Pós-doutorado em Educação - Universidade de Barcelona - Espanha

Pós-doutorado em Educação - Universidade de Brasília - Brasil

Pós-doutorado em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil

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Publicado

25/03/2024

Cómo citar

Medina, A. M. C. (2024). TRANSPOSIÇÃO DOS SENTIDOS ÉTICOS: DE UMA ÉTICA NO CORPO PARA UMA ÉTICA DEMOCRÁTICA DO CORPO. Revista Da FUNDARTE, 58(58), e1326. https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1326

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