SE MEU FILHO NÃO FALA CRIOULO, COMO ELE VAI TER UM RELACIONAMENTO COM A FAMÍLIA?

REFLEXÕES SOBRE CULTURA E IDENTIDADE DO SUJEITO MIGRANTE A PARTIR DA ABORDAGEM TRIANGULAR DE ANA MAE BARBOSA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1248

Palabras clave:

Arte/Educação. Abordagem Triangular. Imigrantes.

Resumen

No presente artigo são apresentados resultados de propostas de arte/educação que viabilizavam a construção de um ambiente acolhedor para migrantes participantes de um projeto integrado no município de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Para isso, foram realizadas práticas de arte/educação com objetivo de proporcionar diálogos e reflexões acerca da cultura dos educandos. Como metodologia foi utilizada a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2010) para a construção das propostas. Conclui-se que por meio da triangulação foi possível propiciar novos territórios que fizeram com que os sujeitos explorassem a arte e a cultura, alcançando os sujeitos de forma a romper o limite dos encontros.

Biografía del autor/a

Vítor Macedo, Universidade Feevale - Novo Hamburgo, RS/Brasil

Bolsita CAPES, mestrando em Processos e Manifestações Culturais pela Univesidade Feevale/RS, pós graduado em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense e graduado em Artes Visuais Licenciatura na Universidade Feevale/RS. 

Laura Ribero Rueda, Universidade Feevale - Novo Hamburgo, RS/Brasil

Doutora em Artes Visuais pela Universidade de Barcelona, Espanha. Pesquisadora e professora da Universidade Feevale/RS, atuando como professora permanente no PPG em Processos e Manifestações Culturais e nos cursos de Artes Visuais e Fotografia. Professora visitante e pesquisadora convidada na Universidade de Murcia, Espanha.

Aurora Alcaide Ramírez, Universidad de Murcia - Espanha

Doutora em Artes Visuais pela Universidade de Granada, Espanha. Pesquisadora e professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade de Múrcia/ES, onde atua como Diretora do Grupo de Pesquisa Arte e Políticas de Identidade; subdiretora da revista homônima; coordenadora do Grupo de Inovação Docente sobre Arte e Deslocamento: MOVE e coordenadora do Mestrado em Produção e Gestão Artística.

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Publicado

04/12/2023

Cómo citar

Macedo, V., Ribero Rueda, L., & Alcaide Ramírez, A. . (2023). SE MEU FILHO NÃO FALA CRIOULO, COMO ELE VAI TER UM RELACIONAMENTO COM A FAMÍLIA? : REFLEXÕES SOBRE CULTURA E IDENTIDADE DO SUJEITO MIGRANTE A PARTIR DA ABORDAGEM TRIANGULAR DE ANA MAE BARBOSA. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1248. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1248

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