ABRA, NÃO É SPAM

O FORMATO DA NEWSLETTER COMO EXERCÍCIO COLABORATIVO DE ESCRITA PERFORMATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v51i51.1156

Palabras clave:

Texto performativo acadêmico, Autoria coletiva, Pesquisa em artes

Resumen

Este texto apresenta um compilado de breves escritos de autoria das integrantes do Coletivo Escrita Performativa, feitos durante o período de junho de 2021 a fevereiro de 2022. Divulgados inicialmente em formato de newsletters bimestrais, tais textos foram desenvolvidos concomitantemente a outras ações do grupo, como oficinas e laboratórios de escrita performativa, propostas no Projeto de Extensão Escritas Performativas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O objetivo desta publicação é mostrar as reflexões e práticas sobre a experiência e a escrita acadêmica desse coletivo, a partir do exercício de criação com textualidades, desenvolvidas por quatro pesquisadoras enquanto estavam cursando o doutorado em Artes Cênicas e escrevendo suas teses. O resultado é o registro de uma prática artística e intelectual acadêmica que pretende promover espaços de prática e reflexão de outros modos de escrever na academia.

Biografía del autor/a

Franciele Machado de Aguiar

Atriz, professora, doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2022). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2015) e Bacharela em Teatro – Interpretação Teatral pela mesma instituição (2010). Docente substituta na área de Práticas Vocais no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e integrante do Coletivo Escrita Performativa. Como pesquisadora, tem como áreas de atuação: processos de criação cênica, vocalidade e imaginário, poéticas e pedagogias vocais e pedagogias feministas e decoloniais.

Ines Saber de Mello

Artista-etc que transita entre mídias, campos e saberes. É professora-artista da dança, escritora e revisora-editora na área das artes cênicas, integrante e cofundadora do Coletivo Escrita Performativa. Doutoranda em Artes Cênicas (UDESC, 2018-2022), possui mestrado em Teatro (UDESC, 2015), graduação em Dança (UNESPAR, 2012) e em Letras (UFPR, 2013).

Jussara Belchior Santos, PPGAC/UDESC

Jussara Belchior é bailarina gorda. Trabalha também como diretora, coreógrafa e pesquisadora de práticas e escritas em dança contemporânea. Doutoranda pelo PPGT – UDESC (bolsista CAPES) e Mestra (2017) pelo mesmo programa. Sua pesquisa acadêmica é interdependente de sua prática artística, na qual investiga sobre os tabus e preconceitos a partir de seu corpo de mulher gorda. Desenvolve o projeto CAIBA (Catálogo Imaterial da Baleia) em parceria com Anderson do Carmo. Integra os coletivos artísticos de pessoas gordas MANADA (Fpolis/SC) e Fat Performance Network (internacional). 

Luane Pedroso de Oliveira

Atriz, doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (2022). Mestra em Teatro pela mesma instituição (2018). Especialista em Dança: Educação e Cultura (2015). Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Cursa licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Integra o Coletivo Escritas Performativas. Pesquisadora das áreas de teatro, teatro de animação e dança com enfoque em práticas cênicas feministas.

Citas

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella (org). Escrevivência: a escrita de nós. Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.

ENTÃO é Natal. Intérprete: Simone. Compositor: John Lennon, Yoko Ono. Versão: Cláudio Rabello. In: 25 de dezembro. Rio de Janeiro: PolyGram, 1995. CD, faixa 1 (4 min).

Escrita Performativa. Do tema aos modos, reflexões e invenções: a pesquisa em artes e escrita sobre a pesquisa. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., 2020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/18856. Acesso em: 31 ago. 2022.

MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, [S. l.], n. 26, p. 63–81, 2003. DOI: 10.5902/2176148511881. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881. Acesso em: 31 ago. 2022.

PROCURANDO NEMO. Direção de Andrew Stanton, Lee Unkrich. EUA: Pixar Animation Studios, 2012. 1 DVD (101 min.)

QUAGA. In: Wikipédia, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Quaga&oldid=61554956>. Acesso em: 31 ago. 2022.

THE POINTE SHOP. Pointe Shoe Hacks: Caroline MacDonald (Nevada Ballet Theatre). Youtube, 5 de setembro de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9Ssjk3XDS0o&list=PLrCcbI6XmfcEM6IhmIbmvTsGNJDNIwlp0&ab_channel=ThePointeShop> Acesso em: 2 set. 2022.

TZARA, Tristan. Sete manifestos dada. Hiena Editora, 1987.

Publicado

19/10/2022

Cómo citar

Machado de Aguiar, F., Saber de Mello, I., Belchior Santos, J., & Pedroso de Oliveira, L. (2022). ABRA, NÃO É SPAM: O FORMATO DA NEWSLETTER COMO EXERCÍCIO COLABORATIVO DE ESCRITA PERFORMATIVA. Revista Da FUNDARTE, 51(51), 11–44. https://doi.org/10.19179/rdf.v51i51.1156

Número

Sección

Escrita Performativa

Artículos similares

<< < 46 47 48 49 50 51 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.