ABRA, NÃO É SPAM

O FORMATO DA NEWSLETTER COMO EXERCÍCIO COLABORATIVO DE ESCRITA PERFORMATIVA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v51i51.1156

Keywords:

Texto performativo acadêmico, Autoria coletiva, Pesquisa em artes

Abstract

This text presents a compilation of brief writings authored by the members of the Coletivo Escrita Performativa written between June 2021 and February 2022. Initially published in the format of bimonthly newsletters, these texts were developed concomitantly with other actions offered by the group such as performative writing workshops and laboratories in the Performative Writings Extension Project at the State University of Santa Catarina (UDESC). This publication’s objective is to show this collective’s reflections and practices on the academic experience and writing, based on the exercise of creation with textualities, developed by four researchers while they were writing their theses and developing a doctorate research in Performing Arts. The result is the record of an academic, artistic and intellectual practice that aims to promote spaces for practice and reflection on other ways of writing in the academy.

Author Biographies

Franciele Machado de Aguiar

Atriz, professora, doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2022). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2015) e Bacharela em Teatro – Interpretação Teatral pela mesma instituição (2010). Docente substituta na área de Práticas Vocais no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e integrante do Coletivo Escrita Performativa. Como pesquisadora, tem como áreas de atuação: processos de criação cênica, vocalidade e imaginário, poéticas e pedagogias vocais e pedagogias feministas e decoloniais.

Ines Saber de Mello

Artista-etc que transita entre mídias, campos e saberes. É professora-artista da dança, escritora e revisora-editora na área das artes cênicas, integrante e cofundadora do Coletivo Escrita Performativa. Doutoranda em Artes Cênicas (UDESC, 2018-2022), possui mestrado em Teatro (UDESC, 2015), graduação em Dança (UNESPAR, 2012) e em Letras (UFPR, 2013).

Jussara Belchior Santos, PPGAC/UDESC

Jussara Belchior é bailarina gorda. Trabalha também como diretora, coreógrafa e pesquisadora de práticas e escritas em dança contemporânea. Doutoranda pelo PPGT – UDESC (bolsista CAPES) e Mestra (2017) pelo mesmo programa. Sua pesquisa acadêmica é interdependente de sua prática artística, na qual investiga sobre os tabus e preconceitos a partir de seu corpo de mulher gorda. Desenvolve o projeto CAIBA (Catálogo Imaterial da Baleia) em parceria com Anderson do Carmo. Integra os coletivos artísticos de pessoas gordas MANADA (Fpolis/SC) e Fat Performance Network (internacional). 

Luane Pedroso de Oliveira

Atriz, doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (2022). Mestra em Teatro pela mesma instituição (2018). Especialista em Dança: Educação e Cultura (2015). Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Cursa licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Integra o Coletivo Escritas Performativas. Pesquisadora das áreas de teatro, teatro de animação e dança com enfoque em práticas cênicas feministas.

References

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella (org). Escrevivência: a escrita de nós. Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.

ENTÃO é Natal. Intérprete: Simone. Compositor: John Lennon, Yoko Ono. Versão: Cláudio Rabello. In: 25 de dezembro. Rio de Janeiro: PolyGram, 1995. CD, faixa 1 (4 min).

Escrita Performativa. Do tema aos modos, reflexões e invenções: a pesquisa em artes e escrita sobre a pesquisa. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., 2020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/18856. Acesso em: 31 ago. 2022.

MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, [S. l.], n. 26, p. 63–81, 2003. DOI: 10.5902/2176148511881. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881. Acesso em: 31 ago. 2022.

PROCURANDO NEMO. Direção de Andrew Stanton, Lee Unkrich. EUA: Pixar Animation Studios, 2012. 1 DVD (101 min.)

QUAGA. In: Wikipédia, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Quaga&oldid=61554956>. Acesso em: 31 ago. 2022.

THE POINTE SHOP. Pointe Shoe Hacks: Caroline MacDonald (Nevada Ballet Theatre). Youtube, 5 de setembro de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9Ssjk3XDS0o&list=PLrCcbI6XmfcEM6IhmIbmvTsGNJDNIwlp0&ab_channel=ThePointeShop> Acesso em: 2 set. 2022.

TZARA, Tristan. Sete manifestos dada. Hiena Editora, 1987.

Published

19/10/2022

How to Cite

Machado de Aguiar, F., Saber de Mello, I., Belchior Santos, J., & Pedroso de Oliveira, L. (2022). ABRA, NÃO É SPAM: O FORMATO DA NEWSLETTER COMO EXERCÍCIO COLABORATIVO DE ESCRITA PERFORMATIVA. Revista Da FUNDARTE, 51(51), 11–44. https://doi.org/10.19179/rdf.v51i51.1156

Similar Articles

<< < 46 47 48 49 50 51 

You may also start an advanced similarity search for this article.