FANFIC GAMIFICADA NO ENSINO SUPERIOR

UM OLHAR PARA A DISCIPLINA DE REDES DE COMPUTADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1393

Palavras-chave:

Redes de Computadores. Gamificação. Ficção de fã.

Resumo

Este artigo apresenta um produto educacional criado, usando a metodologia ativa, para ensino no ensino superior de redes de computadores. Para desenvolvimento do trabalho foi utilizado o ciclo PDCA, 5W2H e Design Thinking junto com a coleta de feedback dos alunos, possibilitando o aprimoramento do processo de criação da fanfiction gamificada. Apesar de variações na percepção da dificuldade no uso do produto, a abordagem mostrou-se útil e eficaz. Concluiu-se que o baralho com regras de canastra de endereços IPv4 estimulou o envolvimento dos alunos, destacando o grande potencial do produto. Sugere como melhorias futuras uma versão digital com níveis e rankings, para ampliar sua utilidade como ferramenta educacional.

Biografia do Autor

Ana Paula Costacurta, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS, Asunción/ Paraguay

Minha atuação em produção de pesquisa, gerenciamento e desenvolvimento de projetos de inovação é marcada por uma trajetória diversificada. Como bolsista de Iniciação Científica na UFPR em 2004, participei ativamente no projeto de documentação e integração dos módulos da ferramenta ValiPVM. Desde minha entrada no serviço público em 2017, no Comando da Artilharia Divisionária da 5 Divisão de Exército, destaco-me pelo engajamento no Exército Brasileiro, assumindo o cargo de Chefe da Seção de Tecnologia da Informação, onde minha atuação engloba liderança no Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) desde 2017, implementando soluções inovadoras para otimização de processos e alcance de metas estratégicas. Minha expansão para o papel de Oficial do Meio Ambiente em 2019 reforçou meu compromisso com práticas sustentáveis e inovação ambiental, culminando na liderança de um abrangente Plano de Gestão Ambiental. Adicionalmente, minha contribuição no Plano de Gestão do Comando da AD/5 é evidente, envolvendo a implantação de ferramentas auxiliares, eficaz uso de recursos tecnológicos e promoção da eficiência operacional e excelência organizacional.

Francisca Cristina de Oliveira e Pires, MUST University

Doutora e Mestra em Educação, especialista em Psicologia Aplicada em Educação, graduada em Pedagogia e emHistória. Experiência como docente em cursos de pós-graduação - stricto e lato sensu -, ensino superior e educaçãobásica; e como gestora/coordenadora de cursos de especialização e de graduação. Atualmente, é coordenadora eprofessora de cursos de especialização lato sensu, na área da educação, da FGS/Suprema. Atua também comoprofessora dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Enfermagem do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, além de ser professora convidada do mestrado online Tecnologias Emergentes na Educação da MUST University.

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Publicado

19.06.2024

Como Citar

Costacurta, A. P., & Pires, F. C. de O. e. (2024). FANFIC GAMIFICADA NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR PARA A DISCIPLINA DE REDES DE COMPUTADORES. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1393. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1393

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