ABRA, NÃO É SPAM
O FORMATO DA NEWSLETTER COMO EXERCÍCIO COLABORATIVO DE ESCRITA PERFORMATIVA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v51i51.1156Palavras-chave:
Texto performativo acadêmico, Autoria coletiva, Pesquisa em artesResumo
Este texto apresenta um compilado de breves escritos de autoria das integrantes do Coletivo Escrita Performativa, feitos durante o período de junho de 2021 a fevereiro de 2022. Divulgados inicialmente em formato de newsletters bimestrais, tais textos foram desenvolvidos concomitantemente a outras ações do grupo, como oficinas e laboratórios de escrita performativa, propostas no Projeto de Extensão Escritas Performativas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O objetivo desta publicação é mostrar as reflexões e práticas sobre a experiência e a escrita acadêmica desse coletivo, a partir do exercício de criação com textualidades, desenvolvidas por quatro pesquisadoras enquanto estavam cursando o doutorado em Artes Cênicas e escrevendo suas teses. O resultado é o registro de uma prática artística e intelectual acadêmica que pretende promover espaços de prática e reflexão de outros modos de escrever na academia.
Referências
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella (org). Escrevivência: a escrita de nós. Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
ENTÃO é Natal. Intérprete: Simone. Compositor: John Lennon, Yoko Ono. Versão: Cláudio Rabello. In: 25 de dezembro. Rio de Janeiro: PolyGram, 1995. CD, faixa 1 (4 min).
Escrita Performativa. Do tema aos modos, reflexões e invenções: a pesquisa em artes e escrita sobre a pesquisa. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., 2020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/18856. Acesso em: 31 ago. 2022.
MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, [S. l.], n. 26, p. 63–81, 2003. DOI: 10.5902/2176148511881. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881. Acesso em: 31 ago. 2022.
PROCURANDO NEMO. Direção de Andrew Stanton, Lee Unkrich. EUA: Pixar Animation Studios, 2012. 1 DVD (101 min.)
QUAGA. In: Wikipédia, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Quaga&oldid=61554956>. Acesso em: 31 ago. 2022.
THE POINTE SHOP. Pointe Shoe Hacks: Caroline MacDonald (Nevada Ballet Theatre). Youtube, 5 de setembro de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9Ssjk3XDS0o&list=PLrCcbI6XmfcEM6IhmIbmvTsGNJDNIwlp0&ab_channel=ThePointeShop> Acesso em: 2 set. 2022.
TZARA, Tristan. Sete manifestos dada. Hiena Editora, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Franciele Machado de Aguiar, Ines Saber de Mello, Jussara Belchior Santos, Luane Pedroso de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.