CONTRAVISUALIDADES NA ARTE CONTEMPORÂNEA:

dadosfera em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1145

Palabras clave:

Arte Contemporânea. Contravisualidades. Cultura Visual.

Resumen

Visualidades são formas de relação e produção de identidades individuais e pertencimento coletivo, onde escolhas e/ou determinação – maior ou menor autonomia – são motivadas, entre outros fatores, pelo excesso de telas e processos de ubiquidade digital, especialmente em tempos de pandemia, necropolítica (MBEMBE, 2018) e fake news presentes na dadosfera. No texto, destacam-se os trabalhos da artista contemporânea Ana Teixeira, que reivindica o “direito de olhar” e não apenas “ver a realidade” (MIRZOEFF, 2011; 2016), visto que por meio das contravisualidades emergem práticas de resistência que se opõem ao poder e ao controle imposto pelas necropolíticas, permitindo-nos um novo olhar sobre a história recente do Brasil.

Biografía del autor/a

Maristani Polidori Zamperetti, UFPel

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Associada no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado e Doutorado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). 

Fabiana Lopes de Souza, UFPel

Doutora em Educação (PPGE/UFPel). Mestra em Artes Visuais (PPGAV/UFPel). Especialista em Artes, concentração Artes Visuais. Licenciada em Artes Visuais.

Citas

ABREU, Carla Luzia de. Contravisualidades: práticas de resistência em tempos de pandemia e fake News. Concinnitas | v.21 | n.38 | Rio de Janeiro, maio de 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/50142 Acesso em: 29 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.50142

ANDONE, Dakin. Veteranos dos EUA estão decepcionados com a atual situação no Afeganistão. Disponível em:https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/08/16/veteranos-dos-eua-estao-decepcionados-com-a-atual-situacao-no-afeganistao Acesso em: 17 ago. 2021.

BARREIROS, Inês B. “A ‘teoria’ não são só palavras numa página, mas também coisas que se fazem”, entrevista com Nick Mirzoeff. Cara a cara - 11 Junho 2018. Disponível em: https://www.buala.org/pt/cara-a-cara/a-teoria-nao-sao-so-palavras-numa-pagina-mas-tambem-coisas-que-se-fazem-entrevista-com-n

Acesso em: 14 ago. 2021.

BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: Vigilância e resistência na dadosfera.

São Paulo: Ubu Editora, 2021.

BOYLAN, Alexis. Visual Culture. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2020. Disponível em: https://lccn.loc.gov/2019058448 Acesso em: 17 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/12220.001.0001

BECCARI, Marcos Namba. “O Direito De Olhar a Partir De Foucault, Spivak e Mbembe”. ARS (São Paulo) 18, no. 40 (dezembro 31, 2020): 344-388. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169553 Acesso em: 14 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.169553

CHAUI, Marilena S. Ideologia e Educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 42, n. 1, p. 245-257, jan./mar. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022016420100400 Acesso em: 14 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022016420100400

DIAS, Belidson. O i/mundo da educação da cultura visual. Brasília: Pós-graduação em arte da Universidade de Brasília, 2011. 210 p.

DIKOVITSKAYA, Margaret. Visual Culture: the Study of the visual after the Cultural Turn. Cambridge (MA): The MIT Press, 2005.

HARAWAY, Donna. Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective. Feminist Studies, 14(3), outono 1988, p. 575-599. DOI: https://doi.org/10.2307/3178066

JAY, Martin. Relativismo Cultural e a Virada Visual. Aletria: Revista de Estudos de

Literatura, v. 10/11, p. 14 - 28, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/17974/14764

Acesso em: 19 out. 2021.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Circunstâncias e ingerências da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (org). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011. p. 51-68. DOI: https://doi.org/10.32379/9786557160206

MIRZOEFF, Nicholas. The right to look: A Counterhistory of Visuality. Durham: Duke University Press, 2011, p. 24. DOI: https://doi.org/10.1515/9780822393726

MIRZOEFF, Nicholas. O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital, v. 18, n. 4, p. 745-768, 17 nov. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646472. Acesso em: 30 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646472

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 edições, 2018.

SANTAELLA, L. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? São Paulo: Editora Estação das letras e cores, 2018.

TEIXEIRA, Ana. Convivência, 2020a. Disponível em: https://www.anateixeira.com/trabalhos/convivencia/ Acesso em: 29 jul. 2021.

TEIXEIRA, Ana. Tudo que cabe, 2020b. Disponível em: https://www.anateixeira.com/trabalhos/tudo-que-cabe/ Acesso em: 29 jul. 2021.

WALKER, John; CHAPLIN, Sarah. Una introducción a la cultura visual.1ª ed. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2002.

Publicado

14/12/2022

Cómo citar

Polidori Zamperetti, M., & Lopes de Souza, F. (2022). CONTRAVISUALIDADES NA ARTE CONTEMPORÂNEA:: dadosfera em tempos de pandemia. Revista Da FUNDARTE, 52(52). https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1145

Artículos similares

<< < 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.