ARTE URBANA E COLETIVO ARTÍSTICO: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO ESTÉTICA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1092Palabras clave:
Arte Urbana. Experiência. Formação Estética.Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência de formação estética com Arte Urbana, vivenciada através da criação de um coletivo artístico (Coletivo Aries) em Pacatuba-CE. Nele narramos e discutimos o processo, reconstituindo etapas e elementos que consideramos essenciais para uma compreensão do percurso, especialmente no que se refere aos modos de ensinar e aprender, produzir e pensar arte em um contexto de educação não formal. Como referências teóricas centrais, elegemos Dewey (2010) e Bondía (2019) por defenderem arte como experiência. Os resultados obtidos indicam a formação do Coletivo como uma possibilidade de formação estética, através de intervenções e reflexões.
Citas
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, jan/fev/mar/abr 2002, n.19, p.20-28. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413. Acesso em: 15 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
CARVALHO, Lívia Marques. CAROLINO, Jaqueline Alves. Abordagem Triangular e as estratégias de um educador social. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira (orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
CLARK, Lygia. Lygia Clark. Textos de Lygia Clark, Ferreira Gullar e Mário Pedrosa. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1980.
COOMBS, P. H.; AHMED, M. Attacking rural poverty: how non-formal education can help. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1974.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DIAS, Belidson. Prefácio. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (org). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.
IRWIN, Rita L. A/r/tografia: uma mestiçagem metonímica. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (org). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.
LANCRI, Jean. Colóquio sobre a metodologia da pesquisa em Artes Plásticas na Universidade. In: TESSLER, E. & BRITES, B. O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.
MARTINS, Miriam Celeste. Aquecendo uma transforma-ação: atitudes e valores no ensino de Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino de arte. São Paulo: Cortez, 2008.
MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer. São Paulo: FTD, 1998.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2008.
ROCHA, M. A.; MUNIZ, M. L.; Vivas R.; AZOUBEL, L. Arte de perto. São Paulo: Leya, 2016.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5. ed. São Paulo: Intermeios, 2011.
SELBACH, Simone et al. Arte e didática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
TRILLA, J. A educação não-formal. In: ARANTES, V. A. (Org.). Educação formal e não-formal. São Paulo: Summus, 2008. p. 15-55.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista da FUNDARTE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.