A PRÁTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1060Palabras clave:
Arte. Educação Infantil. Pandemia.Resumen
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a prática da arte na educação infantil e no desenvolvimento da criança em tempos pandêmicos. Aborda a problemática do distanciamento entre o professor e o aluno durante a pandemia, buscando identificar as dificuldades e ressignificar as práticas escolares. Este trabalho apresenta um produto de pesquisa realizado com profissionais da educação infantil e em artes, que articulam sua prática pedagógica. Como análise decorrente do processo de pesquisa percebeu-se que o uso das tecnologias se tornou imprescindível para minimizar a distância entre escola e alunos em isolamento social e que neste processo de transformação evidencia-se que o ato de ensinar as Artes é uma atividade relacional indispensável à convivência, comunicação e cooperação. O uso das tecnologias se tornou imprescindível para minimizar a distância entre escola e alunos que estavam vivendo o isolamento social.
Citas
REFERÊNCIAS
BARBIERI, Stela. Interações: Onde está a arte na infância? - coleção InterAções. São Paulo: Blucher, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura Departamento de Ensino Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC / Secretaria de Educação Fundamental, 1998. 3v.
CASTORINA, José António et al. Piaget, Vygotsky: novas contribuições para o debate. 5.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MALAGUZZI, Loris. Esperienze Per Una Nuova Scuola Dell'infanzia . Editori Riuniti, 1971.
SANTOS, Victor. Ensino remoto: como potencializar suas aulas com o Google Forms, Jul. 2020. Disponível em:
VECCHI, V.,. Arte e criatividade em Reggio Emilia: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. 1st ed. São Paulo: Phorte Editora, 2017.
VIANNA, Heraldo M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília. Liber Livro Editora, 2007
VIGOTSKY , L. V A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Juliana Maria Ebert Muller, Marinês
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.