FOTOGRAFIAS ARTESANAIS (EM CORES) EM UMA ETNOGRAFIA COM CRIANÇAS NA ESCOLA COMUNITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO LIXÃO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1401Palavras-chave:
Fotografias. Etnografia com crianças. Comunidade.Resumo
Apresentamos o ensaio fotográfico artesanal, constituído a partir de uma etnografia com crianças, realizada na Escola Comunitária de Educação Infantil, localizada dentro do Aterro Sanitário Municipal, representado emicamente como Lixão, no Litoral Norte Gaúcho, Brasil. Como objetivo, buscamos compreender como as crianças, a partir de suas produções fotográficas, leem e comunicam o contexto em que estão inseridas. Os estranhamentos reverberaram da costura artesanal apreendidas na pluralidade dos olhares e lentes das crianças em diálogo com as singularidades do contexto – da escola e do lixão, de modo indissociável – revelando subjetividades dos interlocutores entre comunidades: estudantil (crianças) e de trabalhadores(as) do Aterro Sanitário Municipal. A partir da experiência retratada, dialogamos com a provocação de Garcés (2022) e demonstramos que as crianças produzem imagens que denotam curiosidade, criatividade, imaginação, sensibilidade e investigação. Suas fotografias apresentam uma leitura de mundo aberta à novidade, em que criam novos e diferentes sentidos.
Referências
ARENHART, Deise. Culturas infantis e desigualdades sociais. Petrópolis: Vozes, 2016.
BOURDIEU, Pierre. Un art moyen: essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris: Minuit, 1965.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.
COHN, Clarice. Antropologia da criança. São Paulo: Zahar, 2005.
GARCÉS, Marina. A honestidade com o real. Cadernos de leitura, Belo Horizonte, n. 155, 2022. Disponível em: https://chaodafeira.com/wp-content/uploads/2022/10/cad155-a-honestidade-com-o-real.pdf. Acesso em: 29 jan. 2024.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
GOBBI, Márcia Aparecida. Usos sociais das fotografias em espaços escolares destinados à primeira infância. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 17, p. 1213-1232, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0101-73302011000400018. Acesso em: 29 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000400018
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. 2 ed. rev. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Crianças: educação, cultura e cidadania activa: refletindo em torno de uma proposta de trabalho. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 17-40, jan./jul. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.5007/%25x. Acesso em: 29 jan. 2024.
SOUZA, Cibele W. de. As linguagens teatrais produzida para e pelas crianças da educação infantil. In: PRADO, Patrícia Dias; SOUZA, Cibele W. de (org.). Educação infantil, diversidade e arte. São Paulo: Laços, 2017. p. 159-184.
WINKIN, Yves. A nova comunicação: da teoria ao trabalho de campo. Campinas: Papirus, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vanessa Silva Bernardes, Fabiana Mayboroda Gazzotti, Eduardo Rangel Ingrassia, Leandro Forell
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.