OFICINA DO LIVRO RECICLARTE, UM PROJETO DE ENSINO DA ARTE DURANTE A PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1056Palabras clave:
arte inclusiva, arte reciclagem, ensino a distânciaResumen
O presente artigo apresenta um retrato de um projeto de arte, frente a um novo paradigma imposto pelo distanciamento social, causado pela pandemia SARS Covid-19. O projeto Oficina do livro reciclarte, de ensino de arte literária inclusiva, foi realizado com crianças de 4 escolas públicas de Gramado em 2020. As atividades incluíram a fabricação de papel reciclado e papel machê, desenho e pesquisa da história da cidade. Baseado no princípio do design inclusivo usamos a metodologia da A/R/Tografia, analisamos o movimento dos alunos através dos ciclos de atividades. Como resultado, produzimos 5 livros com ilustrações táteis e escritas em tinta e braille, obras de arte artesanais doados à biblioteca pública de Gramado.
Citas
BRASIL, lei 8.069 de 13 de julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/crianca-e-adolescente/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-versao-2019.pdf acesso em 04 maio de 2021
CATTANI, Icleia Borsa et al O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas, Ed. Universidade/UFRGS, Porto Alegre, 2002. p 36
DIAS, Belidson, Preliminares: A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes. Pelotas, 2018 Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/mestradoartesvisuais/files/2018/06/belidson.pdf Acesso em: 26 de junho.
EDC- ENGINEERING DESIGN CENTRE. Inclusive Design Toolkit. University of Cambridge. Reino Unido: 2017. Disponível em: http://www.inclusivedesigntoolkit.com/GS_overview/overview.html acesso em 09 maio de 2021.
IDEO. ORG. Kit de design: O kit de ferramentas de design centrado no ser humano Disponível em: https://www.ideo.com/post/design-kit acesso em: 09 de maio de 2021.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulgados-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao Acesso em 03 de outubro de 2021.
DIEDERICHSEN, Maria Cristina, Pesquisa baseada em arte: criações poéticas desbravando mundos. 2019, disponível em https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/10474 DOI: https://doi.org/10.5965/2175234611252019064
DOTTA, Silvia, E. Pimentel, I. Silveira, J. Braga, “Oportunidades e Desafios no Cenário de (Pós-)Pandemia para Transformar a Educação Mediada por Tecnologias,” Revista Iberoamericana de Tecnologia en Educación y Educación en Tecnología, no. 28, pp. 157-167, 2021. doi: 10.24215/18509959.28.e19 . DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.28.e19
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, jul. 2011. ISSN 1982-9949. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898>. Acesso em: 06 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2444
MANZINI, Ezio. Design para inovação social e sustentabilidade. E Pepper Rio de Janeiro, pag. 12. 2008. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=8rCjFEFG8AcC&oi=fnd&pg=PA5&dq=design+social&ots=t79K2aNoxG&sig=amQT_-D70YeshQY0zuhQdVFc8iI#v=onepage&q=design%20social&f=false Acesso em: 26 de junho de 2021.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. E-Book: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: 2015, Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/?p=543 acesso em: 25 de junho de 2021.
NUNES. José Antônio, A produção de brinquedos com material reciclável, um material didático para o professor arte-educador. BDM, Barretos: 2011 disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/4453/1/2011_JoseAntonioNunes.pdf acesso em 25 de junho de 2021.
OXFORD Languages, Dicionário. Disponível em: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/ acesso em 25 de junho de 2021.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2009. 288 p.
RECICLAUDIA. blog da artista: https://reciclaudia.blogspot.com/
SANTOS, M. A. A. A arte na educação infantil sua contribuição para o desenvolvimento XV Seminário Internacional de Educação. 2016 disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/325d6200-a6f7-420b-8192-7f3fade7ee4d/A%20arte%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil%20sua%20contribui%C3%A7%C3%A3o%20para%20o%20desenvolvimento.pdf acesso em 05 maio de 2021
SILVA, João Batista da, O contributo das tecnologias digitais para o ensino hibrido: O rompimento de fronteiras espaço-temporais historicamente estabelecidas e suas implicações no ensino. ARTEFACTUM, 2017. Disponível em: http://www.artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/1531 acesso em: 20 de junho de 2021.
THE WORLD BANK, Agir agora para proteger o capital humano de nossas crianças: Os custos e a Resposta ao Impacto da pandemia da COVID- no Setor de Educação na América Latina e no Caribe, 2021 Disponível em: https://www.worldbank.org/pt/news/press-release/2021/03/17/hacer-frente-a-la-crisis-educativa-en-america-latina-y-el-caribe Acesso em: 03 julho 2021.
UNDIME, Internet e infraestrutura são maiores entraves para volta às aulas, diz pesquisa. 2021, Disponível em : https://undime.org.br/noticia/12-03-2021-14-53-internet-e-infraestrutura-sao-maiores-entraves-para-volta-as-aulas-diz-pesquisa, acesso em 04 de maio de 2021
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Claudia Elisete Kellermann
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.