OFICINA DO LIVRO RECICLARTE, UM PROJETO DE ENSINO DA ARTE DURANTE A PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1056Palavras-chave:
arte inclusiva, arte reciclagem, ensino a distânciaResumo
O presente artigo apresenta um retrato de um projeto de arte, frente a um novo paradigma imposto pelo distanciamento social, causado pela pandemia SARS Covid-19. O projeto Oficina do livro reciclarte, de ensino de arte literária inclusiva, foi realizado com crianças de 4 escolas públicas de Gramado em 2020. As atividades incluíram a fabricação de papel reciclado e papel machê, desenho e pesquisa da história da cidade. Baseado no princípio do design inclusivo usamos a metodologia da A/R/Tografia, analisamos o movimento dos alunos através dos ciclos de atividades. Como resultado, produzimos 5 livros com ilustrações táteis e escritas em tinta e braille, obras de arte artesanais doados à biblioteca pública de Gramado.
Referências
BRASIL, lei 8.069 de 13 de julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/crianca-e-adolescente/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-versao-2019.pdf acesso em 04 maio de 2021
CATTANI, Icleia Borsa et al O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas, Ed. Universidade/UFRGS, Porto Alegre, 2002. p 36
DIAS, Belidson, Preliminares: A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes. Pelotas, 2018 Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/mestradoartesvisuais/files/2018/06/belidson.pdf Acesso em: 26 de junho.
EDC- ENGINEERING DESIGN CENTRE. Inclusive Design Toolkit. University of Cambridge. Reino Unido: 2017. Disponível em: http://www.inclusivedesigntoolkit.com/GS_overview/overview.html acesso em 09 maio de 2021.
IDEO. ORG. Kit de design: O kit de ferramentas de design centrado no ser humano Disponível em: https://www.ideo.com/post/design-kit acesso em: 09 de maio de 2021.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulgados-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao Acesso em 03 de outubro de 2021.
DIEDERICHSEN, Maria Cristina, Pesquisa baseada em arte: criações poéticas desbravando mundos. 2019, disponível em https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/10474 DOI: https://doi.org/10.5965/2175234611252019064
DOTTA, Silvia, E. Pimentel, I. Silveira, J. Braga, “Oportunidades e Desafios no Cenário de (Pós-)Pandemia para Transformar a Educação Mediada por Tecnologias,” Revista Iberoamericana de Tecnologia en Educación y Educación en Tecnología, no. 28, pp. 157-167, 2021. doi: 10.24215/18509959.28.e19 . DOI: https://doi.org/10.24215/18509959.28.e19
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, jul. 2011. ISSN 1982-9949. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898>. Acesso em: 06 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2444
MANZINI, Ezio. Design para inovação social e sustentabilidade. E Pepper Rio de Janeiro, pag. 12. 2008. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=8rCjFEFG8AcC&oi=fnd&pg=PA5&dq=design+social&ots=t79K2aNoxG&sig=amQT_-D70YeshQY0zuhQdVFc8iI#v=onepage&q=design%20social&f=false Acesso em: 26 de junho de 2021.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. E-Book: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: 2015, Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/?p=543 acesso em: 25 de junho de 2021.
NUNES. José Antônio, A produção de brinquedos com material reciclável, um material didático para o professor arte-educador. BDM, Barretos: 2011 disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/4453/1/2011_JoseAntonioNunes.pdf acesso em 25 de junho de 2021.
OXFORD Languages, Dicionário. Disponível em: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/ acesso em 25 de junho de 2021.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2009. 288 p.
RECICLAUDIA. blog da artista: https://reciclaudia.blogspot.com/
SANTOS, M. A. A. A arte na educação infantil sua contribuição para o desenvolvimento XV Seminário Internacional de Educação. 2016 disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/325d6200-a6f7-420b-8192-7f3fade7ee4d/A%20arte%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil%20sua%20contribui%C3%A7%C3%A3o%20para%20o%20desenvolvimento.pdf acesso em 05 maio de 2021
SILVA, João Batista da, O contributo das tecnologias digitais para o ensino hibrido: O rompimento de fronteiras espaço-temporais historicamente estabelecidas e suas implicações no ensino. ARTEFACTUM, 2017. Disponível em: http://www.artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/1531 acesso em: 20 de junho de 2021.
THE WORLD BANK, Agir agora para proteger o capital humano de nossas crianças: Os custos e a Resposta ao Impacto da pandemia da COVID- no Setor de Educação na América Latina e no Caribe, 2021 Disponível em: https://www.worldbank.org/pt/news/press-release/2021/03/17/hacer-frente-a-la-crisis-educativa-en-america-latina-y-el-caribe Acesso em: 03 julho 2021.
UNDIME, Internet e infraestrutura são maiores entraves para volta às aulas, diz pesquisa. 2021, Disponível em : https://undime.org.br/noticia/12-03-2021-14-53-internet-e-infraestrutura-sao-maiores-entraves-para-volta-as-aulas-diz-pesquisa, acesso em 04 de maio de 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Claudia Elisete Kellermann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.