O REAL QUE EMERGE NAS OBRAS AUTOBIOGRÁFICAS CONVERSAS COM MEU PAI E STABAT MATER DE JANAINA LEITE
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.926Keywords:
Teatro, Artes Cênicas, ArtesAbstract
Nas últimas décadas, o teatro contemporâneo tem trazido para o foco da construção dramatúrgica o tensionamento entre o campo da ficção e do real. Muitos espetáculos buscam trabalhar com procedimentos criativos que façam emergir o real em cena, gerando uma potente desestabilização na recepção de tais obras. Com base na noção de real traumático em Lacan (1988, 2005), este artigo aborda a irrupção do real na malha simbólica da escritura dramatúrgica, a partir da análise das obras autobiográficas Conversas com meu pai (2014) e Stabat Mater (2019) de Janaina Leite.References
ARTE 1, Movimento. Stabat Mater no programa Arte 1 em Movimento, por Carolina Ferreira. 2019. (4m55s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k52bGqM-XTc&ab_channel=MetroArtManagement. Acesso em: 15 jan. 2021.
BARTHES, Roland et al. Literatura e Semiologia. Petrópolis: Editora Vozes Ltda., 1972.
BARTHES, Roland. O efeito de real. In: O rumor da língua. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CHAVES, Wilson Camilo. O estatuto do real em Lacan: dos primeiros escritos ao seminário VII, A Ética da Psicanálise. In: Paidéia, 2006, 16 (34), p. 161-168. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200004
DANAN, Joseph. Fin de la dramaturgie?. In: HAN, Jean-Pierre (dir.). Frictions Théâtrales – écritures. Paris, 2006, p. 46-51.
DANAN, Joseph. O que é a dramaturgia?. Tradução Luís Varela. Portugal: Editora Licorne, 2010.
FERNANDES, Silvia. Apresentação: Experiências do Real no Teatro. Sala Preta, São Paulo, Universidade de São Paulo, vol. 13, n. 2, p. 3-13, dez. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v13i2p3-13. Acesso em: 16 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v13i2p3-13
LACAN, Jacques. O Simbólico, o Imaginário e o Real (1953). In: Nomes-do-Pai. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
LACAN, Jacques. O seminário, Livro III: As Psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LEITE, Janaina Fontes. Autoescrituras performativas: do diário à cena. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2017.
LEITE, Janaina Fontes. Conversas com meu pai/ Stabat Mater/ uma trajetória de Janaina Leite. Belo Horizonte: Javali, 2020.
LEITE, Janaina Fontes. Três tentativas de dizer o indizível: a experiência de criação de Conversas com meu pai. Sala Preta, São Paulo, Universidade de São Paulo, vol. 14, n. 2, p. 153-163, dez. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p153-163. Acesso em: 20 de out.de 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p153-163
PAIS, Ana. O discurso da cumplicidade: dramaturgias contemporâneas. Lisboa: Edições Colibri, 2004.
SAISON, Maryvonne. Les théâtres du réel : pratiques de la représentation dans le théâtre contemporain. Paris: L’Harmattan, 1998.
SÁNCHEZ, José Antonio. Prácticas de lo real en la escena contemporánea. México: Toma, Ediciones y Producciones Escénicas y Cinematográficas : Paso de Gato, 2012.
SLAVOJ, Žižek. Como ler Lacan. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
SOLER, Marcelo. Teatro documentário: a pedagogia da não-ficção. São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/Universidade de São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Disponível em:
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-13072009-184640/publico/1579915.pdf. Acesso em 18 jan. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Mario Celso Pereira Junior, Caroline Vetori de Souza, Clóvis Dias Massa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.