NARRATIVAS DE CRIANÇAS SOBRE A CIDADE: PENSAMENTO ESTÉTICO, POLÍTICA E CIDADANIA

Authors

  • Maria Andreza Costa Barbosa Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal
  • Maria Lídia Bueno Fernandes UnB

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.805

Keywords:

, Infância, Território, Distrito Federal do Brasil

Abstract

O presente artigo desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Sujeitos, Territórios e a Construção do Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília busca respostas acerca da constituição humana no processo de apropriação da cultura, bem como do significado de estar inserido em um contexto cultural, fortemente definido pelo espaço-tempo. Consideram-se as singularidades das crianças de diferentes Regiões Administrativas do Distrito Federal, levando em conta as especificidades desse território, as relações de poder estabelecidas, bem como as múltiplas formas de apropriação, circulação e transformação do/no território. Os pressupostos teóricos ancoram-se nos estudos sociais da infância (LOPES; FERNANDES, 2018) e na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (2010). Considera-se que a cidade nos permite refletir sobre o cotidiano dos sujeitos com atenção às imagens e às referências que se formam por meio da organização espacial, da sociabilidade, da segregação social e espacial, dos deslocamentos, da paisagem e da diversidade cultural.

Author Biographies

Maria Andreza Costa Barbosa, Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2018), pós-Graduação Lato Sensu
em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica -
PUC/RJ (1995) e graduação em Educação Artística pela Faculdade de Artes/Fundação
Brasileira de Teatro Dulcina de Morais (1991). Professora na Secretaria do Estado de
Educação do DF-SEEDF desde 1998. Trabalhou na elaboração de políticas públicas
para a educação integral e em projetos para implementação de Escolas Parque e Centros
Interescolares de Línguas no DF;

Maria Lídia Bueno Fernandes, UnB

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP (2009), graduada e

licenciada em Geografia pela USP (1987). Magister Artium em Etnologia e Psicologia Social pela Ludwig-Maximilians-Universität de Munique, Alemanha (1997). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade de Brasília – UnB. Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense. Membro da Rede de Investigação Multidisciplinar sobre Protagonismo e Direitos Humanos das Infâncias; da Rede de Estudos Rurais em Família, Infância e Juventude e da Red Latinoamericana de Investigación y reflexión con niñas, niños y jóvenes.

References

AITKEN, S. Do Apagamento à Revolução: O direito da criança à cidadania/Direito à cidade. Educação e Sociedade, 35(128), 629-996. (jul-set), 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-7330201435128128621

CARPINTERO, A. C. Brasília: Prática e teoria urbanística no Brasil, 1956-1998. Universidade de São Paulo- Tese de Doutorado, São Paulo, 1998.

CERTEAU, M. A. Invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994

GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2a ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GEHL, J. Ciudades para la gente. Buenos Aires: Infinito, 2014.

HAESBAERT, R. Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

HOLSTON, J. A. Cidade Modernista: uma crítica de Brasília e sua utopia. 2o ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

LEFEBVRE, H. Lógica formal/lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

LOPES, J. J; COSTA, B. M.; AMORIN, C. C. Mapas Vivenciais: possibilidades para a cartografia escolar com as crianças dos anos iniciais. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 6,p. 237-256, 2016.

LOPES, J. J. M; FERNANDES, M. L. B. A criança e a cidade: contribuições da Geografia da infância. Educação (Porto Alegre), v. 41, n. 2, p. 202-211, maio-ago, 2018. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.30546

MASSEY, D. Um sentido global do lugar. In: ARANTES, A. (Org.). O espaço da diferença. São Paulo: Papirus, 2000.

SARMENTO, M. J.; PINTO, M. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, M., SARMENTO, M. J. (Org.) As Crianças: contextos e identidades. Braga, Centro de Estudos da Criança/Universidade do Minho, p. 9-30, 1997.

SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. 5a ed. São Paulo: Edusp, 2012.

VESENTINE, J.W. A capital da geopolítica. São Paulo: Ática, 1996.

VIGOTSKI. L.S. Imaginação e Criação na Infância. São Paulo: Ática, 2009.

VIGOTSKI. L.S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, São Paulo, p. 681-701, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65642010000400003

Published

30/09/2020

How to Cite

Barbosa, M. A. C., & Fernandes, M. L. B. (2020). NARRATIVAS DE CRIANÇAS SOBRE A CIDADE: PENSAMENTO ESTÉTICO, POLÍTICA E CIDADANIA. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–18. https://doi.org/10.19179/2319-0868.805

Similar Articles

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.