TEXTO E IMAGEM EM DIÁLOGO: MODOS DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA DE UMA JOVEM COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Authors

  • Lucia Helena Reily Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana Lia Friszman de Laplan Universidade Estadual de Campinas
  • Débora Dainez Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.786

Keywords:

Ensino de Artes Visuais, Desenvolvimento Cultural, Transtorno do Espectro Autista.

Abstract

A linguagem torna o ser humano capaz de um desenvolvimento de caráter cultural, responsável pela criação de processos simbólicos e de diferentes tipos de produtos, como textos e imagens que circulam socialmente. As particularidades dos modos de apropriação desses processos podem
informar a compreensão sobre a interação dos sujeitos com os objetos de cultura e sobre as formas em que estes afetam o processo de desenvolvimento. O presente trabalho reflete sobre um corpus de registros de atividades de leitura, escrita e desenho, realizadas no contexto de aulas de arte, das
quais participou uma adolescente com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. O estudo analisa os modos de apropriação da escrita e da imagem e indaga sobre as possibilidades que cada suporte oferece no sentido de promover o desenvolvimento e a aprendizagem, a fruição, a criatividade e a participação na cultura.

Author Biographies

Lucia Helena Reily, Universidade Estadual de Campinas

É arte-educadora, professora na Universidade Estadual de Campinas. Graduada com Bacharel em
Artes pela Universidade de Indiana, EUA, com revalidação em Educação Artística pela Pontifícia
Universidade Católica de Campinas. Fez mestrado e doutorado em Psicologia Escolar na
Universidade de São Paulo e livre docência em Linguagem na Universidade Estadual de Campinas.
Realiza pesquisas na área de ensino de Artes Visuais e Estudos da Deficiência.

Adriana Lia Friszman de Laplan, Universidade Estadual de Campinas

Pedagoga, mestre e doutora em Educação e livre docente em Desenvolvimento Humano pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, estuda e pesquisa temas relacionados ao Desenvolvimento Humano, Educação Inclusiva, aquisição da linguagem oral e escrita e a políticas e práticas de educação. 

Débora Dainez, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga, mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, estuda e pesquisa temas relacionados ao Desenvolvimento Humano, Linguagem, Educação Especial e Inclusiva, Perspectiva Histórico-Cultural.

References

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.

BOURSIN, D. Origami world: 40 fun paper-folding projects. Cincinatti: North Light Books, 2009.

CASSIRER, E. Ensaio Sobre o Homem. Uma introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

CRUZ, M.N. Imaginário, Imaginação e relações sociais: reflexões sobre a imaginação como sistema psicológico. Caderno Cedes, v.35, 2015. p. 361-374. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622015V35ESPECIAL154116

FREEMAN, N.H.; COX, M. Visual order: the nature of development of pictorial representation. Londres: Cambridge University Press, 1985.

GOODNOW, J.J. Desenho de crianças. Lisboa: Moraes Editores,1979.

GOLOMB, C. The child’s creation of a pictorial world. Berkeley: The University of California Press, 1992.

MAHEIRIE, K.; ZANELLA, A.V. Imagination and creative activity: ontological and epistemological principles of Vygotsky’s contributions, In: RATNER, C.; SILVA, D.N.H. (Orgs.). Vygotsky and Marx: Toward a Marxist Psychology. London and New York: Routledge, 2017. p. 161-172. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315276632-7

MOLON, S. I. Constituição do sujeito volitivo e criativo: educação estética em Vygotsky, In: ZANELLA, A.V. et al. (Orgs.). Educação estética e constituição do sujeito: reflexões em curso. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2007. p.121-130.

PETROVSKY, A.V. A imaginação. In. LONGAREZI, A.M.; PUENTES, R.V. (Orgs.), Ensino Desenvolvimental: Antologia, Livro 1. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 181-188.

PINO, A. O social e o cultural na obra de Vigotski, Educação & Sociedade. 21, (71), 2000. p.45-78. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200003

PINO, A. A produção imaginária e a formação do sentido estético. Reflexões úteis para uma educação humana, Pro-Posições. 17, (2), 2006. p.47-69.

REILY, L. Armazém de imagens: ensaio sobre a produção artística de pessoas com deficiência. Campinas: Papirus, 2001.

ROGOFF, B. Los tres planos de la actividad sociocultural: apropiación participativa, participación guiada y aprendizaje. In.: WERTSCH, J.V.; DEL RÍO, P.; ÁLVAREZ, A. (Eds.). La mente sociocultural: Aproximaciones teóricas y aplicadas. Madrid: Fundación Infancia y Aprendizaje, 1997. p.111-128.

ROGOFF, B. Cognition as a collaborative process, In.: KUHN, D.; SIEGLER, R. S. (Eds.). Handbook of child psychology: Cognition, perception, and language. New York: Wiley, 1998. p. 679-744.

SAWYER, R.K. Emergence in creativity and development. In.: SAWYER, R.K. et al. (Eds.). Creativity and Development. Oxford Scholarship online, 2012. p. 1-60. DOI: 10.1093/acprof:oso/9780195149005.003.0002. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195149005.003.0002

SHUARE, M. A psicologia soviética: meu olhar. São Paulo: Terracota, 2017.

TATEO, L. What imagination can teach us about higher mental functions. In.: VALSINER, J. (Eds.). Psychology as the science of human being. Switzerland: Springer Internacional Publishing, 2016. p.149-164. DOI:10.1007/978-3-319-21094-0_9. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-21094-0_9

VIGOTSKI, L.S. Psicologia da Arte. São Paulo, Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. São Paulo: Ática, 2009.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas v. I. Trad. José Maria Bravo. Madrid: Visor Distribuciones, 1991.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas v. II. Trad. José Maria Bravo. Madrid: Visor Distribuciones, 1993.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas v. III. Trad. Lydia Kuper, Madrid: Visor Distribuciones, 1995.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas v. IV. Trad. Lydia Kuper. Madrid: Visor Distribuciones, 1996.

VYGOTSKI, L.S. Obras Escogidas v.V. Trad. Júlio Guillermo Blank. Madrid: Visor Distribuciones, 1997.

Published

30/09/2020

How to Cite

Reily, L. H., de Laplan, A. L. F., & Dainez, D. (2020). TEXTO E IMAGEM EM DIÁLOGO: MODOS DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA DE UMA JOVEM COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–32. https://doi.org/10.19179/2319-0868.786

Similar Articles

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.