Cartilha pedagógica: potências pedagógicas entre visualidades
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.700Keywords:
Imagens de referência, cartilha pedagógica, Cultura VisualAbstract
O presente trabalho é uma reflexão e uma apresentação sobre o processo de criação de uma cartilha pedagógica desenvolvida durante o curso de especialização em Processos e Produtos Criativos da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), no ano de 2018. A cartilha pedagógica é composta por 07 (sete) fichas com imagens de referência dos/as alunos/as de uma escola da rede pública do Distrito Federal, juntamente com imagens reconhecidas e institucionalizadas do campo da Arte - História da Arte. As fichas contam com 02 (duas) propostas pedagógicas, com questões potentes a partir das imagens, e com dicas de referências de outras visualidades do campo da Arte ou não. Desse modo, os apontamentos teóricos deste trabalho são provenientes dos estudos da Cultura Visual e do seu desdobramento no campo da arte/educação contemporânea.
References
BRUM, Lucas Pacheco. Imagens de referência: uma trama entre cultura visual e a educação da cultura visual. Dissertação (Mestrado em Educação em Artes Visuais) – Universidade de Brasília – UnB. Brasília, 2017.
DUNCUM, P. Por que a arte educação precisa mudar e o que podemos fazer. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 15 - 30.
FILHO, Aldo Victorio. Fabulações Escolares e Contemporaneidade: ensino da arte, jovens e a fartura de imagens. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Culturas das imagens: desafio para a arte e para educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2012, p. 151 – 173.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 2007.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1997.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
_____________. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educativa. Tradução: Ana Duarte. Porto Alegre: Mediação, 2007.
_____________. A Cultura Visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 31 - 49.
MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: Oliveira, M. (Org.). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007, p. 19 - 40.
MITCHELL, W. J. T.Picture theory: essays on verbal and visual representation. Chicago, Chicago Press, 1994.
MITCHELL, W.J.T. Showing seeing: a critique of visual culture. Jounal of Visual Culture. Vol. 1, no. 2, 2002, p. 165 - 181. DOI: https://doi.org/10.1177/147041290200100202
PAGLIA, Camille. Imagens cintilantes: uma viagem através da arte desde o Egito a Star Wars. Rio de Janeiro: Ed. Apicuri, 2014.
TOURINHO, Irene. Educação estética, imagens e discursos: cruzamentos nos caminhos da prática escolar. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009, p. 141 - 156.
TOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo. Circunstâncias e ingerências da Cultura Visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 51 - 68.
_____________. Imagem, identidade e escola. In: Salto para o futuro: Cultura Visual e Escola. Ano XXI Boletim 09 – Ago 2011b.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.