Videolização na educação: uma ideia na mão e uma câmera na cabeça
Keywords:
videolização, educação, cinemaAbstract
Uma sedição cultural surge do estreitamento da fronteira entre o agenciamento registrado em câmera (Live action footage) e a internet. A profusão e a rapidez da transmissão de dados delimitadas por estas características (captura e compartilhamento) em ambiente escolar, são analisados aqui sob a denominação de videolização. Neste trabalho, o esforço é de mapear caraterísticas do fenômeno a partir do uso espontâneo e factual do celular no registro de flagrantes em ambiente escolar. Esta análise leva em conta os conceitos da fenomenologia da percepção de Merleau Ponty, da Cibercultura de Pierre Levy e da Hipermodernidade de Giules Lipovetski.
References
COELHO JÚNIOR, Nélson. Merleu-Ponty: filosofia como corpo e existência. São Paulo, Escuta 1991.
DELEUZE, Gulles. A imagem tempo. São Paulo: Brasiliense, 2013
DUPOND, Pascal. Vocabulário de Merleau-Ponty. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2003.
_______________Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
HUSSERL, Edmund. A ideia da fenomenologia. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2000.
KRUPPA, S. M. P. Sociologia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
LEVY, Pierre. O que é virtual. São Paulo: Editora 34, 2011.
______________As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 2008.
______________Ciberdemocracia. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget, 2002.
______________Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Editora Barcarolla, 2004.
_____________________A tela global, mídias culturais e cinema na hipermodernidade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
PONTY, Merleau. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
___________________Signos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 1991.
___________________O Visível e o Invisível. São Paulo: Perspectiva, 2014.
___________________Résumés de Cours. Collège de France. 1968.
SIBILIA, Paula. O Homem Pós Orgânico Corpo, subjetividade e Tecnologias Digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
SILVA, Juremir Machado da. Da teoria da embalagem à transparência total de Julian Assange// From theory of packing to Julian Assange's total transparency. Contemporânea – Revista de Comunicação e Cultura, América do Norte, 09/09/2011. Disponível em:
<http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/5086/3882> Acesso em: 26/3/2018.
LISTA DE ENDEREÇOS E ILUSTRAÇÕES
https://www.youtube.com/watch?v=6GLE5sIQBIU - “Alunas brigam em sala de aula” - Ilustração 01
https://www.youtube.com/watch?v=KO-dHNN3FNU - “ Aluno agride seu professor com um soco” - Ilustração 02
https://www.youtube.com/watch?v=lQU34fNliM4 - “Professor joga apagador no aluno implicante” - Ilustração 03
https://www.youtube.com/watch?v=VRGoVa3sZ58 - “Mãe ameaça afogar a filha porque ela tirou notas baixas” - Ilustração 04
https://www.youtube.com/watch?v=skjH41Yi7fk - “Mãe ameaça diretora com faca” - Ilustração 05
https://www.youtube.com/watch?v=srO1ryEpdUY - “Diretora de escola discute com uma professora em frente aos alunos” - Ilustração 06
https://www.youtube.com/watch?v=Fvki3rwUq3g&t=1s - “Professor quebra tablet com um martelo” - Ilustração 07
https://www.youtube.com/watch?v=bIidgH6Jo74 - “Alunos teatralizam o cotidiano dentro de um ônibus” - Ilustração 08
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.