Videolização na educação: uma ideia na mão e uma câmera na cabeça
Palavras-chave:
videolização, educação, cinemaResumo
Uma sedição cultural surge do estreitamento da fronteira entre o agenciamento registrado em câmera (Live action footage) e a internet. A profusão e a rapidez da transmissão de dados delimitadas por estas características (captura e compartilhamento) em ambiente escolar, são analisados aqui sob a denominação de videolização. Neste trabalho, o esforço é de mapear caraterísticas do fenômeno a partir do uso espontâneo e factual do celular no registro de flagrantes em ambiente escolar. Esta análise leva em conta os conceitos da fenomenologia da percepção de Merleau Ponty, da Cibercultura de Pierre Levy e da Hipermodernidade de Giules Lipovetski.
Referências
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LISTA DE ENDEREÇOS E ILUSTRAÇÕES
https://www.youtube.com/watch?v=6GLE5sIQBIU - “Alunas brigam em sala de aula” - Ilustração 01
https://www.youtube.com/watch?v=KO-dHNN3FNU - “ Aluno agride seu professor com um soco” - Ilustração 02
https://www.youtube.com/watch?v=lQU34fNliM4 - “Professor joga apagador no aluno implicante” - Ilustração 03
https://www.youtube.com/watch?v=VRGoVa3sZ58 - “Mãe ameaça afogar a filha porque ela tirou notas baixas” - Ilustração 04
https://www.youtube.com/watch?v=skjH41Yi7fk - “Mãe ameaça diretora com faca” - Ilustração 05
https://www.youtube.com/watch?v=srO1ryEpdUY - “Diretora de escola discute com uma professora em frente aos alunos” - Ilustração 06
https://www.youtube.com/watch?v=Fvki3rwUq3g&t=1s - “Professor quebra tablet com um martelo” - Ilustração 07
https://www.youtube.com/watch?v=bIidgH6Jo74 - “Alunos teatralizam o cotidiano dentro de um ônibus” - Ilustração 08
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